Quando nasce uma mãe, nasce uma líder

Amigas criam empresa de consultoria que valoriza as características da maternidade como instrumentos de desenvolvimento no mundo corporativo

Maternidade e carreira podem ser, sim, dois mundos muito bem vividos para uma mulher ao mesmo tempo. E mais: uma mãe pode ser uma profissional ainda melhor no meio corporativo. Essa é a premissa das amigas e sócias Susana Zaman e Luciana Cattony, fundadoras da consultoria Maternidade nas Empresas (MNE). Desde 2017, a dupla se dedica a mostrar o quanto o universo materno tem a agregar ao mercado, trabalhando o tema da equidade de gênero e da valorização da parentalidade no meio corporativo. Susana e Luciana mostram que a parentalidade não precisa ser vista como um desafio, mas como fator de autodesenvolvimento e impulso de carreira.

— Mães e pais desenvolvem habilidades através da experiência de cuidado, que podem ser levados para a carreira, fazendo deles profissionais ainda melhores — enfatiza Susana.

Mãe da Laura e do Nabil, Susana é mestra na temática da Equidade de Gênero pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do primeiro MBA de Diversidade do Brasil. Formada em Engenheira de Produção e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conduziu sua carreira por mais de 15 anos em gestão de pessoas. Nos últimos cinco anos, vem trabalhando a questão de transformação de cultura com foco na criação de ambientes que favoreçam a presença feminina, a parentalidade e a equidade de gênero, conceito que valoriza e dá visibilidade a homens e mulheres igualmente.

— Tudo isso veio do despertar do nascimento da minha primeira filha. Naquele período, decidi empreender, fundei o clube de assinaturas Nutrimãe, pois não me via voltando para o universo corporativo. Mas foi quando fiquei grávida do meu segundo filho que entendi que minha carreira, que sempre esteve em ascenção, começava a se colocar numa posição de retrocesso por causa da maternidade — recorda. 

Susana não está só. Pesquisa divulgada pela Revista Crescer em 2019 revelou que 61% das mulheres relatam ter a carreira prejudicada pela maternidade. No Brasil, 48% das novas mães saem do mercado de trabalho até 24 meses após o retorno da licença-maternidade, segundo dados da pesquisa FGV – The Labor Market Consequences of Maternity Leave Policies: Evidence from Brazil, de 2016. Entre as que seguem empregadas, muitas não são consideradas em promoções e têm de lidar com uma carga de responsabilidade sobre os filhos maior do que os pais, além da pressão social para ser uma “boa mãe”. 

Com os dados em mãos e a ideia na cabeça, surgiu a parceria com Luciana, que é mãe do Henrique e mestra em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além de TEDx Speaker. Formada em Publicidade e Propaganda, Luciana é especialista em User Experience e idealizadora do projeto Real Maternidade. As duas ingressaram no mestrado em 2019, depois de três anos atuando em consultoria. Foi o passo fundamental para posicioná-las como pesquisadoras da área. O objetivo da dupla é transformar culturas organizacionais, tirando a maternidade do lugar de obstáculo, amplificando o olhar de que o cuidar transforma e mostrando que a criação de filhos e filhas é um papel social. Susana e Luciana atuam para que a maternidade seja vista como potência.

— Trabalhamos para que não seja um desafio, que não precise ser feita a escolha entre ser mãe ou ser uma profissional. Isso não faz sentido. Nosso sonho é que não exista essa dualidade no futuro. Trabalhamos hoje para que nossos filhos não tenham que sofrer esses impactos ou sentir toda essa pressão que o tema maternidade e carreira traz. Está na hora de mudar a perspectiva com amor, conexão, narrativas regeneradoras, vontade de transformar e muitas vozes — comenta Susana. Neste mês de maio de 2022, a MNE lançou uma campanha pela valorização da maternidade. A consultoria convidou vozes potentes para compartilhar suas experiências sendo mães que trabalham. O projeto inclui a atriz Zezé Motta, a comunicadora Cris Guerra, as jornalistas Natalia Daumas, Lorena Coutinho, Izabella Camargo, Daniela Arrais e Mariana Ferrão e a cantora Luiza Possi.

Dentro das empresas

Com o MNE, Susana e Luciana prestam consultoria no mundo corporativo. O principal trabalho das duas é entender os desafios, as dores e os dilemas que envolvem a temática da parentalidade no contexto de cada empresa e ajudar a desenvolver um programa de acolhimento, criando soluções que atendam os desafios de todos os atores envolvidos na questão: mães, pais, líderes e setor de Recursos Humanos. 

— Já revolucionamos a forma com que empresas como a Suzano, Hotmart, Magalu e Whirlpool enxergam a parentalidade e a equidade no universo corporativo — cita Susana. — As empresas não fazem isso porque são boazinhas. Isso gera resultado de negócio, as pessoas livres, sendo quem elas são, tornam-se mais produtivas — completa Luciana.

Além de atuar na criação de políticas e ferramentas que propiciem esse ambiente inclusivo, as duas promovem capacitações e webinars para qualificar a experiência da parentalidade e, a partir disso, conquistar ambientes mais humanos e acolhedores, gerando reflexão e transformação rumo a um mundo com mais inclusão, equidade e valorização da parentalidade. A partir do momento que são oferecidas oportunidades de crescimento para todas as pessoas, mais mulheres alcançam posições de liderança. Segundo a empresa norte-americana de consultoria Mckinsey & Company, no relatório Delivering Through Diversity (2018), as companhias com maior paridade de gênero no topo das organizações têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado.

Susana e Luciana apresentam um novo olhar para as habilidades da maternidade, como empatia, gerenciamento do tempo, produtividade, gestão de crises, formação de talentos e liderança, despertando consciência e orgulho não apenas nas profissionais que são mães, mas na equipe como um todo. Quando empregadas nas organizações, estas características proporcionam uma forma de agir e de enxergar o mundo que tornam o ambiente de trabalho muito mais completo. O tema é aprofundado no ebook do Maternidade nas Empresas: https://bit.ly/EbookHabilidadesMNE

— As empresas têm muito a aprender com as mães. Desde a estruturação de uma rede de apoio até a organização de rotinas próprias de toda mulher e profissional, a mãe é desafiada a testar modelos mais adequados ao seu perfil. Quando nasce uma mãe, nasce uma líder — ressaltam.

Viés da maternidade

É comum cair na “armadilha” de pensar que, após a maternidade, as mulheres não estarão mais interessadas em suas carreiras. Porém, o trabalho desenvolvido por Susana e Luciana tem mostrado que retomar a vida profissional é combustível para a maioria das mães. O viés da maternidade, além de ser um grande equívoco, acaba intensificando as desigualdades de gênero e leva à falta de acolhimento das mães. Levantamento divulgado em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho no país em 2019. Na faixa etária entre 25 e 49 anos, o nível de ocupação entre as mulheres que têm filhos de até três anos de idade era de 54,6%, abaixo dos 67,2% daquelas que não têm, conforme publicado pela Agência Brasil. Em um panorama geral, falta incentivo por parte das empresas, que acabam enxergando a maternidade como um empecilho para o desenvolvimento profissional das mulheres. O desejo de ser mãe, por exemplo, é uma pergunta muito ouvida pelas mulheres em entrevistas de emprego, o que não acontece com os homens. As escolhas pessoais masculinas dificilmente são levadas em conta na hora das contratações.

— A sociedade exige que mulheres trabalhem como se não tivessem filhos, e sejam mães como se não trabalhassem fora. Conta difícil de fechar, hein — observam Luciana e Susana.

Para começar a mudar este cenário, é importante, entre outras ações, trazer os homens para a narrativa e incentivar o compartilhamento das tarefas. A pressão sobre as mães começa a diminuir quando há presença da rede de apoio. Quando se percebe que um filho ou filha é uma responsabilidade social e não somente responsabilidade da mulher. Todas as pessoas são agentes de transformação.

Nova forma de liderar

A maternidade é algo que transcende o aspecto biológico. Mesmo quem não é mãe pode enxergar o todo sob a ótica do cuidado e da empatia, atributos que estão, fortemente, associados ao maternar. O líder do passado, aquele que cobra, está dando espaço aos líderes do presente e do futuro, que orientam e cuidam. Esta “nova” forma de liderar está ligada às pessoas que constroem legados e deixam suas marcas por onde passam.

Susana e Luciana trabalham para que o mindset da maternidade seja incorporado nas organizações. O MNE quer mudar as estatísticas e desconstruir padrões que levam a retrocessos que muitas mulheres acabam enfrentando em suas carreiras.

— A geração de filhos é um projeto social, vai muito além de ser uma coisa da vida privada. Uma nação que reconhece que crianças são o seu futuro tem o entendimento de que esta é uma pauta importante para os seus cidadãos. O que nos motiva é transformar esse olhar sobre maternidade e carreira — finaliza Susana.

Compartilhe este Post

Este post tem 17 comentários

  1. escape room

    hey there and thank you for your information – I have definitely picked up something new from right
    here. I did however expertise some technical points using this web site, as I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could get it
    to load correctly. I had been wondering if your hosting is OK?

    Not that I am complaining, but sluggish loading
    instances times will sometimes affect your placement in google and can damage your high quality score if
    advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to
    my email and can look out for much more of your respective fascinating content.

    Make sure you update this again very soon.. Escape rooms

  2. web site

    I like what you guys tend to be up too. Such clever work and exposure!

    Keep up the great works guys I’ve added you guys to my blogroll.

  3. rent to own homes

    Hi there! This blog post couldn’t be written any better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He always kept preaching about this. I will send this information to him. Pretty sure he’s going to have a great read. Thanks for sharing!

  4. sex

    This excellent website truly has all the information and facts I needed about this subject and didn’t know who to ask.

  5. asbestos abatement

    Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon everyday. It’s always helpful to read through content from other authors and use a little something from their sites.

  6. kontol

    Hey there! I just would like to offer you a huge thumbs up for your excellent info you’ve got right here on this post. I’ll be returning to your blog for more soon.

  7. iptv

    It’s difficult to find experienced people in this particular topic, but you seem like you know what you’re talking about! Thanks

  8. iptv

    Nice post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon every day. It will always be useful to read through articles from other authors and practice a little something from their sites.

  9. iptv

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a coworker who was doing a little homework on this. And he in fact bought me breakfast due to the fact that I stumbled upon it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this matter here on your blog.

  10. kids cloths

    After I initially commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I recieve 4 emails with the exact same comment. Perhaps there is an easy method you are able to remove me from that service? Thanks.

  11. Quintin Croce

    There’s definately a lot to find out about this topic. I like all the points you made.

  12. Nathaniel Forys

    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little research on this. And he in fact bought me breakfast simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here on your blog.

  13. 78win

    I really like looking through a post that will make men and women think. Also, thank you for allowing for me to comment.

  14. Your style is so unique in comparison to other people I’ve read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

  15. A motivating discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you need to write more about this issue, it may not be a taboo subject but usually people do not discuss such issues. To the next! Best wishes.

Deixe um comentário

você também pode gostar