Esta é a edição zero da Fala Feminina que traz uma matéria especial sobre a velhice na voz de quatro mulheres excepcionais: Esther Grossi e sua vivacidade sanguínea, a serenidade profunda de Lya Luft, a inquietude de Zoravia Bettiol e o humor de Tânia Carvalho. Nesses 11 anos, Fala Feminina foi um blog alojado no site da Fatto comunicação, e duas dezenas de matérias foram realizadas nesse período, três delas estão nessa edição: com a feminista Clara Corleone, a plus size Pri Chagas e a trans Glória Crystal.

A marca Fala Feminina surgiu durante a Semana ARP de comunicação no já quase longínquo ano de 2009. A ideia era falar da característica feminina de usar o diálogo, o contato próximo com o outro, como um valor forte do universo das mulheres. Seria o correspondente ao falo masculino, simbolizando a força, o domínio, o poder.

Naquele ano, no painel de abertura da Semana ARP, o tema da mulher na comunicação foi discutido por acadêmicas, atrizes, publicitárias, entre muitas outras no palco e na plateia.

De lá para cá, a marca Fala Feminina seguiu lentamente enquanto eu me dividia entre a vida empresarial, filhos, amores. Mas, ficou martelando em minha cabeça. Depois de reunir um grupo de mulheres em uma confraria com essa denominação, ampliamos para essa série que vai mostrar mulheres empreendedoras em todas as áreas da vida. Mostrar que, mais do que gênero, mulher é um lugar, um sentimento, uma inspiração, um elo com a essência de cada ser. Queremos uma Fala que seja ouvida. E também sentida.


Fátima Torri

Colaboradores da edição #0

Bruna Porciúncula

Jornalista formada pela Famecos/PUCRS, integrou a equipe pioneira do jornal Diário de Santa Maria, atuou por cerca de 10 anos no jornal Zero Hora, onde foi repórter e editora.

Cássia Zanon

Jornalista formada pela PUCRS, trabalhou 12 anos em redações de TV, jornal e internet antes de migrar para a gestão de produto e projetos em 2007. Tradutora literária desde 1999, adotou o ofício em tempo integral quando virou mãe, em 2012. Além de traduzir, redigir, editar e revisar, tricota, crocheta, costura e borda.

Clóvis Malta

Jornalista, trabalhou, entre outros, na revista Amanhã e no jornal Zero Hora, onde integrou durante anos a equipe de editorialistas. Escritor, publicou Paixão Roxa dos Gatos no Escuro pela Codecri, coleção Edições do Pasquim, além de participar de coletâneas. É autor ainda de Ser Quem Você ÉO Sapato Verde-Amarelo e A Menina Só e o Buscador de Água, todos em formato e-book.

Lívia Pinent

Antropóloga e cientista social formada pela UFRGS, com passagem pelo jornalismo da Famecos/PUCRS, o que lhe rendeu uma eterna relação com a comunicação, que culminou no seu doutorado em Ciências da Comunicação pela UMinho (Portugal). Hoje trabalha com pesquisa e produção de conteúdo para Think Tanks (laboratórios de ideias) europeus.

Lu Thomé

Jornalista pela PUCRS, com pós-graduação em Jornalismo Literário pela ABJL e formação pela Oficina de Criação Literária do professor Luiz Antonio de Assis Brasil na PUCRS. Atua como coordenadora editorial e produtora de conteúdo do Fronteiras do Pensamento e curadora de programação da Feira do Livro de Porto Alegre.

Patrícia Lima

Formada em Jornalismo pela UCPel e em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Há 20 anos trabalha com reportagem e hoje produz especiais para jornais, revistas e corporações. Fez Mestrado em Literatura Brasileira na UFRGS e, hoje, cursa doutorado na mesma universidade.

Tatiele Prudencio


Mãe do Theo, jornalista, feminista, intensa e emocional.
Apaixonada por comunicação,música, cinema e poesia.