A violência contra a mulher e as injustas culpas que carregamos

[Aviso de gatilho]

The Me You Can’t See”, série documental sobre saúde mental desenvolvida por Oprah Winfrey e Príncipe Harry, disponível no serviço de streaming da Apple, traz em um dos episódios da primeira temporada Lady Gaga e seu depoimento de como descobriu que estava grávida após ser estuprada por um produtor no início da carreira. “Eu tinha 19 anos, já trabalhava no ramo e um produtor me disse: ‘Tire a roupa’. Eu disse não. Saí, e eles [a equipe] me disseram que iriam queimar todas minhas músicas. E não pararam. Não consigo nem lembrar. Primeiro senti uma dor total, depois fiquei paralisada“, lembra, em lágrimas. 

A pessoa que me estuprou me deixou grávida em uma esquina na casa dos meus pais”, desabafa a cantora, que não especifica se decidiu realizar aborto, nem quem foi o abusador. Experiências como essa não são nada incomuns, seja na vida das celebridades ou das anônimas. E acontecem principalmente com menores. Um estudo do Ministério da Saúde que cruzou dados entre 2011 e 2016 identificou 4.262 meninas de 10 a 19 anos que tiveram uma gestação resultante de violência sexual denunciada e o consequente nascimento do bebê. Em média, 710 crianças e adolescentes tiveram o direito ao aborto legal negado, a cada ano. Sabe-se que, porém, muitos casos não chegam ao sistema de saúde.  

Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2018, foram registradas 66.041 ocorrências de estupro. Desse total, 53,6% das vítimas tinham no máximo 13 anos. Ampliando a análise até 17 anos, temos 71,8% de todos os registros de estupro nesta faixa etária. Também há subnotificação nessa base de dados.

Do ponto de vista da lei, o que é estupro

O crime de estupro está previsto no artigo 213 do Código Penal, de 1940, e prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão para quem “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. 

Se a vítima tem entre 14 e 18 anos de idade, a pena é aumentada, chegando a até 12 anos de prisão. Conforme a advogada gaúcha Gabriela Souza, que faz atendimento exclusivo a mulheres, algumas situações agravam a pena, como quando a vítima for considerada incapaz. “Nesses casos, o prazo para a denúncia começa a contar apenas da maioridade da vítima”, afirma.

Gabriela defende que o estupro é um crime social, sem relação com atração sexual ou doença. “Estudos apontam que menos de 1% dos estupradores são homens doentes e, infelizmente, mais de 70% dos casos de estupro são cometidos por pessoas conhecidas da vítima. Mais de 98% dos casos contam com uma mulher como vítima. E mais da metade desses casos são cometidos contra meninas. Assim, o estuprador não comete um crime por qualquer fator clínico, mas sim, por um fator social de dominação e poder, onde ele pode representar este poder através de uma violação sexual.”

Advogada Gabriela Souza

Conforme a advogada, a legislação sobre violência sexual está avançando devagar nos últimos anos com a inclusão de novos tipos penais como a importunação sexual, divulgação de imagens sem autorização da vítima, estupros coletivos e corretivos.  “O problema brasileiro não é apenas a lei, que precisa ser interpretada por um sistema judiciário que muitas vezes revitimiza, a falta de informação sobre os direitos que possui e o modo como ela é tratada nos locais que deveriam acolher, como hospitais.  Muitas vezes o homem é favorecido, pela lógica social de colocar sempre em dúvida a palavra da mulher. Justamente por isso a lei determina que a palavra da vítima possua validade diferenciada neste tipo de crime”, afirma ela.

Mas nem sempre essa lógica é seguida. Muitos casos que acompanhamos na mídia colocam em xeque a denúncia feita pela mulher. Um exemplo emblemático recente é o julgamento da influencer Mariana Ferrer que terminou com tese inédita de ‘estupro culposo’, causando revolta em um grande número de mulheres.

Apesar de desastres do judiciário brasileiro, a mulher deve conhecer o direito como forma de proteção. “Uma coisa indigesta de falar, mas necessária, é que caso a vítima sofra alguma violação sexual não deve tomar banho. Este talvez seja o pior conselho psicológico para uma vítima, mas é o melhor conselho jurídico, uma vez que exames conseguem apurar vestígios do crime no corpo e nas roupas da mulher” detalhe Gabriela, que ainda completa: “Infelizmente não é fácil, mas eu acredito que este tipo de informação deve ser replicada para que mais mulheres consigam a justiça, em um judiciário que precisa urgentemente mudar a forma como trata os direitos humanos das vítimas de violência sexual.”

Violências contra a mulher

Luciana Corrêa, 35 anos, jornalista e pós-graduanda em Direitos das Mulheres, diz desconhecer mulheres que não tenham passado por situações difíceis ao longo da vida.  “Arrisco dizer que não existe mulher que não tenha vivido [alguma injustiça]. Talvez algumas não tenham se dado conta ainda. Muitas vivem mais, até por serem vítimas de outros tipos de opressão, como o de classe e de raça, mas todas de alguma forma vivem. Porque não podemos sair na rua à noite sozinhas com tranquilidade, porque no ônibus alguém pode passar a mão no nosso corpo, na rua alguém nos constrange com o que acham que é engraçado, porque no trabalho não somos ouvidas ou ganhamos menos que os homens por motivo nenhum. Isso só pra citar alguns exemplos. Infelizmente a situação das mulheres no Brasil (e no mundo) nos obriga a estar atentas”, reforça Luciana.  

Jornalista Luciana Corrêa

A jornalista comentou sobre o assunto recentemente em suas redes sociais, citando a PL 5435-2020, do senador Eduardo Girão do Podemos, do Ceará. “O estado não consegue garantir a nossa segurança, não consegue evitar que a gente seja estuprada e agora quer fazer com que uma mulher que engravidou vítima de estupro tenha que conviver com o seu estuprador, com um criminoso para o resto da vida?” Isso porque o projeto determina que o estuprador, quando identificado, seja obrigado a pagar uma pensão para a mulher se ela não tiver condições financeiras. Dessa forma, deve receber um auxílio do governo federal de um salário-mínimo até que a criança complete 18 anos. 

O PL vem rendendo grande polêmica e há quem afirme ameaçar os direitos adquiridos pelas mulheres, prejudicando a possibilidade de interrupção da gravidez inclusive nos casos já previstos em lei. Um dos grandes pontos em debate é o direito ao aborto legal que seria considerado crime. 

Para Luciana, para evitar que propostas como essa deixem de entrar em pauta, seria necessário ter um parlamento diverso, que representasse de fato as mulheres, “com foco no que diz a ciência e a medicina, as estatísticas, as características do país e não anseios religiosos (independentemente da religião)”. 

“Eu sou a favor da descriminalização do aborto. E isso não significa que eu abortaria. Eu sou a favor da mulher ter controle sobre o seu corpo. Os brasileiros precisam aprender a diferenciar o que querem para si, os seus valores, do que deve ser imposto como lei”, comenta a jornalista, que ainda conclui:  “Eu acredito que muitos dos nossos problemas são consequências de como a educação não é tratada como prioridade aqui.”

Outro ponto de vista

Lenise Garcia, 65 anos, presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, vê a liberação do aborto em diversos países por outra perspectiva. “A meu ver, faz mal à sociedade porque desconsidera o primeiro dos direitos de todo ser humano, que é o direito à vida. Se eu não o defendo, aos poucos todos os demais direitos humanos também podem ser relativizados em benefício de quem tem mais poder, mais força pra impor seu modo”, defende. “No caso do aborto, o maior atingido, o nascituro, não tem direito a se defender. Penso que se desestrutura a sociedade na defesa dos próprios direitos da mulher. Ao contrário do que se coloca, a mulher muitas vezes não é quem decide. Ela é forçada, induzida e isso é algo que marca pra sempre a vida de uma mãe que matou seu filho.”

Lenise Garcia, presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto

Quando o assunto é a interrupção da gestação em circunstâncias extremas, Lenise diz concordar com nosso atual código de direito penal. “Eu considero que ele não permite o aborto em circunstância nenhuma, porque está escrito que é crime contra a vida e contra a pessoa. Porém, em determinadas situações extremas, como estupro, ele não é punido. No meu entender é diferente ser permitido e não ser punido. Isso não significa que o aborto seja a melhor opção para a mulher que tenha sofrido um estupro”.

Ela conta que, em função do movimento que lidera, acompanha o trabalho de algumas casas de acolhimento a mulheres que optam por seguir com a gravidez mesmo em casos de abuso. “O que elas relatam é que resolvem levar adiante a gravidez porque isso tem efeito curativo. Esse filho é amado como todos os outro que eventualmente ela tenha, e tem efeito de curar a ferida. A mulher pensa: aquilo pelo que passei foi tão duro, mas a criança que tive eu amo. Também há casos em que a mulher opta por dar o filho para adoção, e é uma decisão que deve ser respeitada, e o caminho pra isso facilitado. Se a mulher resolve levar adiante essa gravidez, o filho tem todo um agradecimento a essa mãe que resolveu dar-lhe a vida, e é uma vida que pode ser feliz como de qualquer outra pessoa”.

Pró-vida

Lenise acredita que o movimento pró-vida esteja crescendo no mundo inteiro. Segundo ela, por basicamente dois fatores. “O primeiro seria um fator científico de conhecer a verdade que vem principalmente a partir do ultrassom. As pessoas que defendem o aborto sempre procuram descaracterizar a criança em gestação, apresentá-la como se fosse não mais que um conjunto de células. O ultrassom veio pra mostrar que de uma forma muito precoce, estamos indubitavelmente diante de um ser humano. Adicionalmente, penso que um grande estímulo são as tentativas de se aprovar o aborto em diferentes países, porque a imensa maioria da população sempre foi pró-vida e não sentia necessidade de expressar seu pensamento simplesmente porque a lei, a constituição, garantem direito à vida. E não se via esse direito sendo ameaçado. A partir do momento em que há tentativa de legalizar aborto, as pessoas começaram a sentir a necessidade de expressar seu pensamento, de fazer uso da sua cidadania.”

Apesar das opiniões diversas, um ponto extrapola o campo das hipóteses. Seja qual for a circunstância, há sempre quem afirme que o erro é da mulher. Que ela provocou o abuso pela roupa que usa, pelo comportamento, pela hora que sai na rua. Se opta pelo aborto em gravidez indesejada, a culpa também é toda sua. Independente da idade e mesmo em caso de estupro. Quando, afinal, essa “culpa” vai deixar de ser nossa?

Compartilhe este Post

Este post tem 54 comentários

  1. lista escape room

    Very nice article and straight to the point. I am not sure if this is really the best place to ask but
    do you people have any thoughts on where to hire some professional writers?
    Thanks in advance 🙂 Najlepsze escape roomy

  2. Alva_H

    You have observed very interesting details! ps nice web site.!

  3. Jacquelyn Krason

    You need to be a part of a contest for one of the best websites on the net. I’m going to highly recommend this site!

  4. Ciera Laffredo

    Everything is very open with a clear description of the issues. It was definitely informative. Your site is very helpful. Many thanks for sharing!

  5. 베스트카지노

    After I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I get 4 emails with the same comment. Is there a way you can remove me from that service? Thanks a lot.

  6. blue dream strain

    Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  7. May I simply say what a comfort to find an individual who genuinely knows what they are discussing on the web. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. More and more people really need to read this and understand this side of the story. I can’t believe you are not more popular since you definitely have the gift.

  8. After looking over a number of the blog articles on your blog, I seriously appreciate your technique of writing a blog. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Take a look at my web site as well and let me know your opinion.

  9. bathtub plumbing

    Your style is really unique in comparison to other people I have read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just book mark this page.

  10. Dispensary Near Me

    Good post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon every day. It will always be exciting to read articles from other authors and practice something from their web sites.

  11. rtp gebyar4d

    May I simply say what a comfort to find somebody who genuinely knows what they are talking about online. You actually know how to bring a problem to light and make it important. More people must look at this and understand this side of the story. I can’t believe you aren’t more popular because you definitely have the gift.

  12. poşetçi

    This blog was… how do you say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me. Kudos!

  13. 부천오피

    Oh my goodness! Amazing article dude! Thanks, However I am experiencing issues with your RSS. I don’t know why I am unable to join it. Is there anybody getting identical RSS problems? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanx!!

  14. cam girls

    Hi there! This blog post couldn’t be written much better! Looking at this article reminds me of my previous roommate! He continually kept preaching about this. I will send this post to him. Pretty sure he will have a very good read. Thanks for sharing!

  15. rulo boru naylon

    This is a topic which is close to my heart… Many thanks! Where are your contact details though?

  16. toptan poşet

    Your style is so unique compared to other folks I have read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just bookmark this page.

  17. tubidy

    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who had been conducting a little research on this. And he in fact ordered me dinner simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this issue here on your blog.

  18. 카지노추천

    Next time I read a blog, Hopefully it won’t fail me just as much as this particular one. After all, Yes, it was my choice to read, however I genuinely believed you would have something useful to say. All I hear is a bunch of crying about something that you can fix if you weren’t too busy seeking attention.

  19. 안전놀이터

    The next time I read a blog, I hope that it won’t fail me just as much as this particular one. I mean, I know it was my choice to read through, nonetheless I truly thought you’d have something useful to talk about. All I hear is a bunch of complaining about something that you can fix if you were not too busy searching for attention.

  20. blue dream

    Howdy! I could have sworn I’ve been to this web site before but after browsing through a few of the articles I realized it’s new to me. Regardless, I’m definitely happy I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly.

  21. packman v4

    The very next time I read a blog, Hopefully it does not disappoint me as much as this particular one. I mean, I know it was my choice to read through, but I really believed you would have something useful to say. All I hear is a bunch of complaining about something that you could fix if you weren’t too busy seeking attention.

  22. 슬롯추천

    I blog quite often and I genuinely appreciate your content. This great article has truly peaked my interest. I will take a note of your website and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your Feed too.

  23. J88

    Good post. I will be experiencing many of these issues as well..

  24. liveprivates.com

    I used to be able to find good info from your content.

  25. tubidy

    You should take part in a contest for one of the highest quality websites on the net. I will recommend this site!

  26. Lottie Belancer

    I wanted to thank you for this very good read!! I absolutely loved every bit of it. I’ve got you book-marked to look at new stuff you post…

  27. Blue Dream

    Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. It’s always interesting to read through content from other writers and practice a little something from other websites.

  28. This is a very good tip especially to those new to the blogosphere. Short but very precise information… Appreciate your sharing this one. A must read article!

  29. After exploring a handful of the articles on your site, I honestly appreciate your technique of blogging. I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please visit my web site too and tell me what you think.

  30. 메이저슬롯

    Hi! I simply want to give you a huge thumbs up for the great info you have got here on this post. I am coming back to your web site for more soon.

  31. mobile accessories

    Wonderful post! We will be linking to this great article on our website. Keep up the good writing.

  32. golf lovers gifts

    Oh my goodness! Awesome article dude! Many thanks, However I am having issues with your RSS. I don’t understand the reason why I am unable to join it. Is there anyone else having identical RSS problems? Anyone that knows the solution can you kindly respond? Thanks.

  33. 두정오피

    Good information. Lucky me I ran across your website by chance (stumbleupon). I’ve saved it for later.

  34. Fake ID

    That is a great tip especially to those new to the blogosphere. Short but very precise information… Thank you for sharing this one. A must read article!

  35. I wanted to thank you for this great read!! I absolutely enjoyed every little bit of it. I have you book marked to look at new stuff you post…

  36. go88

    go88

  37. 스카이슬롯

    Everything is very open with a very clear explanation of the challenges. It was really informative. Your site is very helpful. Many thanks for sharing!

  38. 대구오피

    Very nice write-up. I absolutely appreciate this website. Stick with it!

  39. Stairlifts

    I need to to thank you for this wonderful read!! I definitely loved every little bit of it. I have got you saved as a favorite to look at new things you post…

  40. porn

    Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you so much, However I am having troubles with your RSS. I don’t understand why I can’t subscribe to it. Is there anyone else getting the same RSS issues? Anybody who knows the answer will you kindly respond? Thanx!

  41. I like it when folks get together and share ideas. Great website, keep it up!

  42. Very good information. Lucky me I came across your site by chance (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later.

  43. more information

    Aw, this was a really good post. Taking a few minutes and actual effort to make a good article… but what can I say… I procrastinate a lot and don’t seem to get anything done.

  44. website laten maken

    An impressive share! I’ve just forwarded this onto a colleague who had been conducting a little homework on this. And he actually bought me breakfast simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this matter here on your internet site.

  45. porn

    Everything is very open with a really clear clarification of the challenges. It was really informative. Your site is very useful. Many thanks for sharing.

  46. situs bokep ngentot

    Aw, this was an extremely good post. Spending some time and actual effort to make a good article… but what can I say… I hesitate a lot and don’t seem to get anything done.

  47. bet tz

    I was able to find good info from your blog posts.

  48. Néon pizza

    Excellent post. I’m going through some of these issues as well..

Deixe um comentário

você também pode gostar