No mês do Halloween, não tem como não lembrar da minha cicatriz. Mais do que uma resposta do organismo a uma lesão ou a um trauma, cicatrizes representam superação e aprendizado.
Ressignificar as nossas dores e o que de “ruim” nos acontece é parte de nosso desenvolvimento e transformação.
A partir do diagnóstico de um tumor cerebral, passei por três neurologistas que me fizeram experimentar a “empatia de um azulejo”. Assustada, consultei então com o médico número quatro, que foi o único a me perguntar como eu estava me sentindo com toda a situação. Ele me disse algo que mudou completamente a maneira de olhar para tudo que eu estava vivendo:
– “Luciana, gostaria de te lembrar que você não é esse tumor”.
Esta fala me fez ampliar o mundo e entender que existia muita vida para além daquele tumor e me fez assumir, com muita vontade, o papel de protagonista da vida e não o papel de vítima.
Enquanto protagonista, e acreditando que tudo que acontece no nosso corpo é reflexo de conflitos internos, mergulhei no autoconhecimento. Intensifiquei as sessões de terapia. Comecei a prática da meditação; todos os dias me dedicava ao exercício de entender mais sobre mim e de me conectar com a minha essência e espiritualidade.
Alimentação saudável, exercícios físicos… Uma prática intensa de rituais para me conectar com o Divino dentro e fora de mim. E foi nesse processo que eu descobri a importância de se viver intensamente o momento presente.
Três meses se passaram e a cirurgia foi inevitável. Se eu senti medo? Muito. Porém, com as sessões de terapia eu entendi que não podemos negar o medo, afinal de contas ele existe. O que precisamos, é dar a devida proporção a ele e entender que a gente não é o medo. A gente é bem maior que ele.
A cirurgia foi um sucesso. O meningioma (tumor benigno) foi embora, eu sigo transformada.
Honremos e nos orgulhemos de nossas cicatrizes. Não somente no Halloween. Reconhecer os aprendizados e toda superação que vêm delas é algo de arrepiar!
E você, quando olha para suas cicatrizes, o que vê?
Paz, luz e Happy Halloween! Beijos, Luciana
Luciana Cattony é cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas, que tem o propósito de valorizar a parentalidade no universo corporativo e cofundadora do Pacto pela Parentalidade, um compromisso de proatividade com a agenda de diversidade, equidade e inclusão, a partir da parentalidade.
Este post tem 2 comentários
Saved as a favorite, I really like your blog!
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂