Exiba suas cicatrizes: elas são os troféus de uma vida

Compartilhe essa postagem:

No mês do Halloween, não tem como não lembrar da minha cicatriz. Mais do que uma resposta do organismo a uma lesão ou a um trauma, cicatrizes representam superação e aprendizado.

Ressignificar as nossas dores e o que de “ruim” nos acontece é parte de nosso desenvolvimento e transformação.

A partir do diagnóstico de um tumor cerebral, passei por três neurologistas que me fizeram experimentar a “empatia de um azulejo”. Assustada, consultei então com o médico número quatro, que foi o único a me perguntar como eu estava me sentindo com toda a situação. Ele me disse algo que mudou completamente a maneira de olhar para tudo que eu estava vivendo:

– “Luciana, gostaria de te lembrar que você não é esse tumor”.

Esta fala me fez ampliar o mundo e entender que existia muita vida para além daquele tumor e me fez assumir, com muita vontade, o papel de protagonista da vida e não o papel de vítima.

Enquanto protagonista, e acreditando que tudo que acontece no nosso corpo é reflexo de conflitos internos, mergulhei no autoconhecimento. Intensifiquei as sessões de terapia. Comecei a prática da meditação; todos os dias me dedicava ao exercício de entender mais sobre mim e de me conectar com a minha essência e espiritualidade.

Alimentação saudável, exercícios físicos… Uma prática intensa de rituais para me conectar com o Divino dentro e fora de mim. E foi nesse processo que eu descobri a importância de se viver intensamente o momento presente.

Três meses se passaram e a cirurgia foi inevitável. Se eu senti medo? Muito. Porém, com as sessões de terapia eu entendi que não podemos negar o medo, afinal de contas ele existe. O que precisamos, é dar a devida proporção a ele e entender que a gente não é o medo. A gente é bem maior que ele.

A cirurgia foi um sucesso. O meningioma (tumor benigno) foi embora, eu sigo transformada.

Honremos e nos orgulhemos de nossas cicatrizes. Não somente no Halloween. Reconhecer os aprendizados e toda superação que vêm delas é algo de arrepiar!

E você, quando olha para suas cicatrizes, o que vê?

Paz, luz e Happy Halloween! Beijos, Luciana


Luciana Cattony é cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas, que tem o propósito de valorizar a parentalidade no universo corporativo e cofundadora do Pacto pela Parentalidade, um compromisso de proatividade com a agenda de diversidade, equidade e inclusão, a partir da parentalidade.

VEJA TAMBÉM
Criadora do perfil Robs The Cat explica como o humor a salvou de perdas e a jogou com força como (...)

Se a roupa não nos define totalmente, é por meio dela que expomos sentimentos, estados de espírito e intenções. A (...)

Quem é a empresária gaúcha que criou as primeiras calcinhas menstruais 100% nacionais Ao fazer um mergulho profundo para se (...)

Quando a cultura, a arte e a educação blindam a vida contra a mediocridade dos preconceitos. Conheça a história de (...)

Nos conhecemos em uma festa que comemorava os 60 anos de uma amiga de ambos. Nessa comemoração tecemos um breve (...)

Esta é uma edição da newsletter Desmistificando a economia de Dirlene Silva sobre mulheres e dinheiro. Com ela, Dirlene encerra (...)

É preciso dizer com todas as letras: isso não é crime passional. Não é mais aceitável, em pleno 2025, que (...)

plugins premium WordPress