“Quase tudo sobre a minha mãe” o depoimento da filha, Thais, sobre Dercy Furtado.

A mulher que batalhou em nome do universo feminino e, hoje, faz 94 anos. Vida longa, Dercy!

Hoje Dercy Furtado faz 94 anos. E, para falar sobre ela quem melhor que Thais, a filha jornalista?

Thais fala da mãe, mas também conta a história da mulher que conheceu o pai, Jorge, e ambos fizeram uma dupla de políticos e batalhadores dos direitos das pessoas. Um homem que promoveu o desenvolvimento de Dercy. Para se ter uma ideia, Thais conta, que um dia Jorge viu Dercy fazendo geleia e disse “ geleia podemos comprar no armazém, tu tens coisas muito mais importantes para fazer”.

Dercy foi vereadora, em Porto Alegre, deputada estadual e foi uma das batalhadoras mais ferrenhas pelos direitos femininos. Levou ao Congresso Nacional o livro Cortando as Amarras, que entre outras reivindicações estava a aposentadoria para a dona de casa. A um senador que a questionou como as mulheres poderiam sair de sua dependência econômica dos homens, Dercy responde: “ trabalhando, como os senhores fazem. Trabalhando e recebendo um salário, como os senhores aqui no Congresso”.

Mas, vamos ao texto da Thais, uma beleza.

Fátima Torri, a editora

Quase tudo sobre a minha mãe

Thaís Furtado

Hoje minha mãe está de aniversário. Quando eu e meus irmãos chegarmos na casa dela para tomarmos café da tarde juntos, ela provavelmente perguntará: “Quantos anos eu estou fazendo mesmo?”. E nós seis vamos responder com entusiasmo: “94”. E ela repetirá esse número devagar, com uma entonação de espanto, noveeenta e quatro, acrescentando: “Que monte, né?”. Talvez você não esteja lendo este texto no dia de hoje, mas esta data ela não esquece. “Eu nasci em 22 de setembro.” E lembra muito bem do ano também, 1927. O passado parece estar bem presente na vida dela, e o presente é que escapa da memória. Não que ela esteja sem saúde. Ao contrário. Sobe e desce a escada com 20 degraus da casa no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, várias vezes ao dia, faz ginástica duas vezes por semana e só usa óculos para ler os jornais todas as manhãs. É só a proximidade de um século de vida que faz os acontecimentos serem muitos para ficarem guardados na cabeça. Certamente lembrar o dia do nascimento, ou da infância em Morungava, é mais importante do que saber o que comeu no almoço ou se já tomou os remédios.

Quando estivermos ao redor da mesa – ainda afastados uns dos outros por medo do coronavírus –, talvez ela comece a contar algumas das histórias que fizeram seu nome, Dercy Furtado, ficar conhecido no Rio Grande do Sul e até fora do estado. Minha mãe foi a primeira vereadora eleita de Porto Alegre, em 1972. E a paixão pela capital gaúcha começou no dia em que chegou na cidade, aos 12 anos, junto com a família. Quando ela parou no alto da Rua da Praia, tirou os sapatos que apertavam os pés – “Em Morungava a gente nem usava sapatos” – e ficou maravilhada com as vitrines, o bonde, as mulheres e os homens bem vestidos. Tudo muito diferente do mundo em que minha vó, Etelvina, era a única professora, e meu avô, Melíbio, agricultor. “Nenhuma cidade do mundo me encantou como Porto Alegre”, ela sempre diz. Nem Paris, nem Nova York, nem México, ou qualquer outro lugar que acabou conhecendo mais tarde a trabalho, como deputada estadual, ou acompanhando meu pai. 

Hoje, de carro, em menos de uma hora a gente vai de Porto Alegre a Morungava, mas, naquela época, levava muito mais tempo para percorrer os 45 quilômetros que separam o distrito de Gravataí da capital. Por isso dá para dizer que a família de minha mãe deixou o campo para tentar a sorte na cidade grande. O vô Melíbio, tímido e calado, saiu da roça para ser cozinheiro em um hotel, e a “vótelvina”, como sempre chamamos, braba e forte, passou a cuidar da casa. Os filhos mais velhos, Ary, Darcy e Acioly, logo conseguiram emprego. Minha mãe e sua irmã, Cecy, ainda eram pequenas.  Norcy era o nome da irmã que morreu ainda bebê, antes de minha mãe nascer. Os serviços de saúde onde eles moravam eram precários, tanto que minha vó usava plantas como remédio e pedia para minha mãe benzer a sua perna com uma lã de carneiro preto.  Até hoje ela lembra do versinho que dizia enquanto passava as folhas de oliveira e a lã nas pernas de sua mãe, em uma espécie de jogral com ela:

– Pedro Paulo, de onde vens?, minha mãe perguntava.

– Senhor, venho de Roma, respondia minha vó.

– Que notícias traz de lá?

– Tem morrido muita gente de “zipezipelona”.

– Pedro Paulo, volta lá, vai dizer a essa gente que, com a lã do carneiro preto e o óleo de oliveira, isso mesmo curarás.

Minha mãe acha que “zipezipelona” era a forma como chamavam erisipela naquele tempo, naquele lugar. Mas não sabe de onde surgiram essas benzeduras, as canções ou as brincadeiras que faziam no mato. Lembra que os dias de aniversário eram muito felizes, pois estava autorizada a bater na porta dos vizinhos anunciando que era o dia dela. Em troca, recebia um litro de leite de um, alguns ovos de outro, e corria para casa com os presentes para deixar a mesa mais cheia do que de costume. Hoje, certamente vai ter bolo, pão, suco, mais bolo e por aí vai, pois somos todos exagerados e cada um leva um monte de coisa, talvez para prolongar o tempo de papo e a troca de afeto em torno da mesa que anda meio vazia de gente com a pandemia.

A primeira casa de minha mãe em Porto Alegre foi na avenida Nova York, no bairro Floresta, perto do colégio Santa Clara, onde ela passou a ser aluna com uma bolsa de estudos concedida pelas freiras. Pela primeira vez, teria aulas com outras professoras que não a sua mãe. Mas a felicidade de estudar em um “colégio de verdade”, como ela chamava, não durou muito, mesmo ela sendo uma ótima aluna. “Minhas colegas eram muito ricas, e as saias delas eram rodadas. As minhas eram feitas de tecido barato. Na hora da merenda, eu me escondia para não verem que eu só podia levar um pão quase seco.” Talvez por isso ela fique braba quando qualquer pessoa coloca alguma comida, mesmo estragada, no lixo. “Colocar comida fora é pecado”, ela diz.

A blusinha verde da minha mãe

Aos 14 anos, sem condições financeiras de fazer o ginásio, minha mãe foi trabalhar no Laboratório Geyer produzindo ampolas. “Às vezes eu ainda ouço o apito da fábrica”, ela diz. A função de assoprar cerca de cinco mil ampolas por dia fez com que ela, que tinha apenas 48 quilos, acabasse tendo tuberculose. Conseguiu se curar, mas uma colega não teve a mesma sorte. “Naquela época eu nem sabia o que era injustiça social. Talvez por isso eu me revolte tanto hoje vendo poucos com muito e muitos com tão pouco.” Mas, quando ela completou 15 anos, surgiu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai.  Todos os jovens trabalhadores teriam o direito de estudar. Como havia poucas vagas e muitos candidatos, ela teve que fazer um teste: “Tirei primeiro lugar, e ali eu estava feliz, junto com outras meninas pobres trabalhadoras como eu”.

Foi ali também, quando a professora preferida, Nídia Paganelli, se aposentou, que ela conheceu o professor de português Jorge Furtado. Eu poderia apostar que ela vai contar essa história hoje, porque, sem dúvida, é uma das favoritas dela: “A porta da sala de aula se abriu e entrou um jovem alto, magro, meio desengonçado, cabelo curto. Virei o rosto para a janela em forma de protesto. Eu adorava a professora Nídia. Aí ele pediu para cada aluna falar o seu nome e disse que, no final da aula, saberia o nome de todas, porque que tinha uma memória fantástica”. Ela achou ele muito convencido. Todas foram falando seus nomes, mas minha mãe continuava olhando para fora, até que ele perguntou: “E você, de blusinha verde? Qual o seu nome?”. Na hora, ela ficou com muita raiva, porque achou a blusinha verde muito surrada, velhinha. Mas respondeu: “Dercy”. Também naquele momento teve vergonha do nome, que era bem diferente dos das colegas. Mas, talvez, se não fosse aquela blusinha verde, ou aquela atitude de protesto, eu não estaria aqui hoje. E, se não fossem aqueles olhos verdes, eu não teria olhos verdes como os dela – a única entre os seis irmãos. A caçula, como ela.

Dois anos depois do episódio da blusinha verde, assim que minha mãe se formou no Senai, meu pai foi até a casa da avenida Nova York, de mapa na mão, e bateu na porta. Ela não acreditou: “É o professor Jorge!”. Aí sim ela ficou mais envergonhada ainda: “Nossa casa era muito pobre. E, eu não sei por que, o Ary saiu correndo e escondeu nosso cachorro, o Pititi”. Os dois conversaram na sala e, antes de ir embora, meu pai perguntou: “Posso voltar?”. Ela conta que quase desmaiou. E as visitas passaram a ser mais frequentes. Até que um dia ele a convidou para um baile de gala, de réveillon, no Petrópole Tênis Clube. Mas ela não tinha vestido para usar no baile. Então ele prometeu um vestido de presente de Natal, um vestido azul. E na noite de 31 de dezembro de 1945 os dois dançaram a Lagoa Adormecida, rodopiando entre os casais. “O meu vestido era o mais lindo”, ela garante.

Azul, vermelho, amarelo, verde. Uma das características da minha mãe é gostar de tudo colorido. As roupas dela são sempre chamativas, as unhas, sempre pintadas, tudo na vida dela tem cor. Ela também adora flores. O jardim da casa, que ela vê da janela do quarto, é talvez o lugar que ela mais ame atualmente. Só rivaliza com o próprio quarto, onde ela diz ter tudo que precisa, como a televisão, os livros, os rosários. Hoje, certamente antes começarmos a comer, ela vai dizer: “Vamos rezar?”. A pergunta será retórica, porque de imediato todos nós passaremos a rezar ou a cantar uma canção abençoando a refeição. Não que algum de nós ainda tenha o hábito de ir à igreja, e a relação com a religião é diferente para cada um dos filhos. Mas todos sabemos o quanto a religião católica é importante na vida da nossa mãe. Ela tem imagens de Cristo e de Maria espalhadas por toda casa e uma salinha em frente ao quarto que ela chama de santuário. É ali, entre vários santos, que ela mantém sempre uma vela acesa e reza diariamente para as quase 40 pessoas da família que construiu. Além dos seis filhos, são 14 netos, 11 bisnetos, fora as noras, genro, maridos e esposas dos netos e netas. E sempre pode sair ou surgir mais alguém. Acho que família é sempre assim. Ela reza também pelo meu pai, que já morreu.

Minha mãe sempre diz que o maior ensinamento que a vó deixou para ela foi o de saber rezar. Às vezes, no entanto, a religião foi meio perversa com ela. Quando foi ensinada que sexo era pecado, por exemplo, ou quando, bem mais tarde, defendeu que as mulheres poderiam se “desquitar” ou planejar os filhos que quisessem ter e foi duramente criticada pela Igreja. Mas ela sempre agiu de acordo com o que pensava. Aceita todos os credos, já colocou muita minhoca na cabeça de padres fazendo perguntas depois do sermão da missa e até, quando ainda era namorada do meu pai, usava algumas estratégias para confessar seus “pecados”. “Pra não dizer de novo pro mesmo padre que eu tinha beijado o Jorge, eu me confessava cada semana em uma igreja”, ela lembra rindo. Minha mãe é uma mulher de fé.

A mãe política

Tem uma frase que minha mãe sempre diz que eu acho muito verdadeira: “Cada filho é diferente e é filho de uma mãe diferente também”. E foi assim com ela. A mãe Dercy dos primeiros filhos era mais dedicada à casa, embora nunca tenha sido uma mulher pacata. Ela e meu pai participavam do Movimento Familiar Cristão, o MFC, e por isso tinham encontros, retiros e debates sobre vários assuntos com outros casais. Tem gente que diz que foi no MFC que ela se tornou política, mas o mais provável é que ela tenha começado a carreira ainda criança, quando minha vó fazia ela “discursar” nas festas de Morungava e das cidades vizinhas. Sempre que ela conta isso eu acho muito estranho. Ela, uma criança, decorava longos discursos, que, talvez até sem entender direito, depois repetia em casamentos, aniversários e outros eventos em cima de um banquinho. Todos os adultos paravam pra ouvir. “Não sei por que a mamãe fazia isso”, ela diz.

O certo é que, quando eu tinha seis anos, ela se elegeu vereadora. E também nunca entendi direito por que ela começou a vida política na Arena, um partido que defendia quase tudo o que ela atacava. Ela explica que, na época, recebeu o convite só da Arena. Aceitou. E não era comum, obviamente, um mulher ser candidata. Como diz meu irmão Jorge, minha mãe envelheceu para esquerda. Ainda como deputada, assim que foi permitido, ela deixou o PDS (ex-Arena) e passou para o PDT. Na ocasião, o Brizola, que ela admirava muito, foi na nossa casa. Foi um grande acontecimento. Minha mãe também admira muito a Dilma Roussef. Ela lembra que a Dilma, certa vez, quando trabalhava na Assembléia Legislativa, foi conversar com ela para ver se ela conseguia mudar a regra de que mulheres não podiam entrar de calças no plenário. Só eram permitidas as saias e os vestidos. Minha mãe começou a reivindicar a mudança até conseguir mudar a regra, que muitas vezes fazia, inclusive, que as mulheres passassem frio. Foi ela também que brigou para que tivesse um banheiro feminino no plenário.

Além da Dilma, minha mãe era muito amiga do Carlos Araújo, que foi colega dela na Assembléia. Lembro como ela ficou triste quando ele morreu. Minha mãe também admira muito o Lula, a Manuela d’Ávila, o Olívio Dutra e tantos outros políticos que não aceitam a desigualdade social do Brasil. E detesta o Bolsonaro. Mas a construção da vida da minha mãe na política foi acontecendo durante a minha infância e adolescência, ao mesmo tempo em que meu pai passou a ser vice-ministro e morar em Brasília, ficando às vezes longos períodos longe de nós. Por isso, a criação de meus irmãos mais velhos foi muito diferente da minha. O certo é que, independente de partido, toda a vida política da minha mãe foi marcada pela defesa das mulheres. Sempre com o estímulo e apoio do meu pai. Em um dos quatro livros que ela escreveu, Cortando as Amarras, tem na íntegra o discurso que ela fez no dia 18 de agosto de 1977 – quando eu tinha 11 anos – na Comissão Parlamentar de Inquérido, no Congresso Federal, que tratava da situação da mulher na sociedade brasileira. A fala, mesmo que com marcas inevitáveis do moralismo e do machismo da época, é de uma coragem impressionante.

Ela começa o pronunciamento defendendo a promoção da mulher, o que hoje a gente poderia chamar de empoderamento feminino. Minha mãe certamente foi marcada por ideias religiosas do mundo em que cresceu, mas eu sempre penso que, para que hoje existam tantas mulheres empoderadas, foi preciso que algumas precursoras dessem os primeiros passos. Nesse discurso, ela criticava o fato de as mulheres serem educadas só para o casamento, não entendia a razão de não poderem trabalhar fora de casa e acabarem sempre dependendo economicamente dos maridos e, por isso, fazia algumas sugestões para os deputados federais e senadores. Ela sugeria, por exemplo, mudanças da legislação trabalhista em relação às mulheres, sugeria que as donas de casa tivessem direito à aposentadoria – o que não acontece até hoje no Brasil -, pedia a ampla instalação de creches em todo o país, o salário mínimo e horário de trabalho para as trabalhadoras domésticas – isso em 1977! –, o acesso a métodos contraceptivos, a correção de textos escolares que discriminavam as mulheres, entre outras questões.

Ao final do discurso, ela foi sabatinada pelos parlamentares, todos homens. As perguntas são muito chocantes, e as respostas, muito bonitas. Um senador, por exemplo, perguntou qual a solução para resolver o problema de dependência econômica das mulheres, já que é “o homem que arca com todas as despesas da casa”. “Trabalhando, fazendo o que os senhores fizeram. Trabalhando e recebendo o seu salário”, ela respondeu, para depois lembrar que a realidade que ela via, muitas vezes e já naquela época, era a da irresponsabilidade paterna. De homens que deixavam as esposas sozinhas cuidando dos filhos. Foi com essas ideias que ela acabou conhecendo o mundo inteiro, quase sempre vivendo e discursando em lugares onde era a única mulher. Foi também com esse pensamento que ela decidiu fazer o curso de História quando já tinha 60 anos. Minha mãe é uma mulher corajosa.

Talvez ela não lembre bem desse pronunciamento no Congresso, talvez hoje para ela seja mais importante dizer como o Cláudio, o filho mais velho, sempre foi um ótimo jornalista; o Sérgio, um publicitário talentoso; A Nina, uma psiquiatra respeitada; a Maria da Graça – que mora com ela e hoje é a preferida – uma competente funcionária da Fasc, formada em Educação Física e especializada em Gerontologia Social; o Jorge – o famoso da família – , um cineasta brilhante; e eu, uma ótima jornalista e professora universitária. Certamente essa é a opinião dela, porque ela e meu pai nos ensinaram que trabalho é sinônimo de felicidade. E, mesmo que todos nós tenhamos todos os defeitos que todos os filhos têm, seremos sempre os melhores para ela. Os filhos, netos e bisnetos estão acima de tudo. E nós somos todos formados também por essas histórias que ela nos conta e vive com a gente. Hoje, os filhos vão tomar café com ela, mas no final de semana, toda a familiona vai se reunir na rua, com máscaras, com cuidado, porque todos querem ouvir mais histórias, mesmo as repetidas, porque sempre ela nos traz algo de novo. E por isso eu nunca poderia contar tudo sobre minha mãe, porque ela está constantemente em construção, mesmo aos 94 anos. Se ela tem medo da morte? “Sou contra a morte”, ela diz. Eu também. Sou a favor da vida, justa, sem desigualdade social, sem fome, sem miséria, sem milícia, sem rachadinha, sem corrupção, sem censura. Sou a favor da vida e do amor, como ela sempre me ensinou e continua me ensinando.

Um pouco sobre o meu pai

Tem uma história que minha mãe conta que diz muito sobre quem era o meu pai. No início do casamento, um dia ele chegou em casa e minha mãe estava no fogão. Ele perguntou o que ela estava fazendo. “Geleia”, ela respondeu. “Mas geleia dá para comprar no armazém, tu podes fazer muito mais do que isso”, ele disse. Ele sabia que não era aquilo que minha mãe queria fazer. Meu pai sempre foi assim: um incentivador. Quando eu nasci, ele trabalhava na UFRGS, como superintendente acadêmico. Era formado em Direito e em Filosofia. Do Direito, carregou o senso de justiça, mas a cabeça era de filósofo, sempre escrevendo, lendo, se questionando sobre o mundo. Tinha também habilidade de administrador.

Trabalhou como secretário geral dos Ministérios da Educação e do Trabalho. Ajudou a fundar várias fundações em Porto Alegre, entre elas a Fundação Televisão Educativa, a TVE, e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Ospa. Presidiu as duas. Como passou muito tempo morando longe de Porto Alegre, tive pouco tempo de convivência com ele, mas guardo boas lembranças. Ele tocando e cantando violão nos verões em Cidreira; no Estádio Olímpíco, onde eu o acompanhava nos jogos do Grêmio; e lendo suas poesias e crônicas na mesa enquanto almoçávamos. Talvez por isso eu goste tanto de cantar e tocar violão, de ler e escrever e de torcer pelo time que nos unia.   Gosto também de saber que hoje trabalho na UFRGS, onde ele estava quando nasci.  Em um de seus poemas, ele diz: “Quem tem ideias na cuca, ideias que fazem bem, e que melhoram a vida de quem ideias não tem, é bom sair da manada e entrar no rol da exceção. Nem só de pão vive o homem”. Meu pai brincou de exceção.

Compartilhe este Post

Este post tem 76 comentários

  1. escape rooms hub

    Awsome article and straight to the point. I am not sure if this is in fact the
    best place to ask but do you folks have any thoughts on where to hire some professional writers?
    Thank you 🙂 Lista escape roomów

  2. MarianneU

    Very interesting topic, thank you for posting.!

  3. euro trip

    I was looking at some of your content on this internet site and I
    conceive this website is very instructive! Retain putting
    up. Euro travel guide

  4. Dario Heltzel

    Right here is the perfect webpage for everyone who really wants to find out about this topic. You realize a whole lot its almost tough to argue with you (not that I actually would want to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a topic which has been discussed for years. Excellent stuff, just great.

  5. poşet imalatı

    That is a great tip especially to those fresh to the blogosphere. Simple but very precise information… Thanks for sharing this one. A must read article!

  6. When I initially commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I get 4 emails with the same comment. Perhaps there is a way you can remove me from that service? Cheers.

  7. 대전노래방

    You’re so awesome! I do not suppose I have read through anything like that before. So wonderful to find somebody with some genuine thoughts on this issue. Seriously.. many thanks for starting this up. This web site is one thing that is required on the internet, someone with some originality.

  8. 인천오피

    I truly love your website.. Very nice colors & theme. Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m looking to create my very own site and would love to learn where you got this from or what the theme is named. Thank you!

  9. buy 2 grams of weed

    An impressive share! I have just forwarded this onto a friend who had been doing a little homework on this. And he actually bought me lunch due to the fact that I stumbled upon it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to discuss this matter here on your website.

  10. Greetings! Very helpful advice within this post! It is the little changes which will make the most significant changes. Thanks for sharing!

  11. webcam girls

    Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you spending some time and energy to put this information together. I once again find myself spending a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worthwhile.

  12. poşet baskı

    Everything is very open with a really clear description of the issues. It was definitely informative. Your website is extremely helpful. Thank you for sharing.

  13. baskılı poşet

    This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Cheers.

  14. That is a very good tip particularly to those new to the blogosphere. Simple but very accurate info… Thanks for sharing this one. A must read post!

  15. Hi there, I believe your web site could possibly be having browser compatibility problems. Whenever I look at your site in Safari, it looks fine however, when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, excellent blog.

  16. Hi, I do believe this is an excellent site. I stumbledupon it 😉 I may revisit yet again since i have book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

  17. tubidy

    I’m pretty pleased to find this page. I want to to thank you for ones time due to this wonderful read!! I definitely liked every bit of it and I have you bookmarked to check out new things in your blog.

  18. 온라인카지노

    It’s difficult to find well-informed people for this topic, but you seem like you know what you’re talking about! Thanks

  19. 토토사이트

    Spot on with this write-up, I truly believe that this website needs much more attention. I’ll probably be returning to read more, thanks for the advice!

  20. Great America Times

    Good blog you have got here.. It’s difficult to find excellent writing like yours these days. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

  21. You have made some good points there. I looked on the internet to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

  22. You are so cool! I don’t suppose I’ve truly read anything like this before. So wonderful to find another person with a few unique thoughts on this topic. Seriously.. thanks for starting this up. This website is something that’s needed on the internet, someone with a bit of originality.

  23. Howdy, I think your website could be having web browser compatibility problems. When I take a look at your site in Safari, it looks fine however, if opening in IE, it’s got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that, fantastic blog.

  24. packman v4

    An intriguing discussion is worth comment. There’s no doubt that that you ought to write more on this issue, it might not be a taboo matter but generally people do not talk about these topics. To the next! Cheers.

  25. 온라인슬롯

    This is a topic that’s near to my heart… Many thanks! Where can I find the contact details for questions?

  26. J88

    Your style is unique in comparison to other folks I’ve read stuff from. Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark this site.

  27. teen sex dolls

    Next time I read a blog, I hope that it won’t disappoint me just as much as this particular one. I mean, Yes, it was my choice to read, nonetheless I actually thought you would have something helpful to talk about. All I hear is a bunch of whining about something that you could possibly fix if you were not too busy seeking attention.

  28. Plano web design

    I’m amazed, I have to admit. Rarely do I come across a blog that’s both educative and engaging, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is an issue that not enough men and women are speaking intelligently about. I’m very happy that I stumbled across this in my hunt for something regarding this.

  29. Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you so much, However I am having difficulties with your RSS. I don’t know the reason why I cannot join it. Is there anybody else getting similar RSS issues? Anyone that knows the solution can you kindly respond? Thanx.

  30. New Hairstyle ideas

    You are so cool! I don’t suppose I’ve read anything like that before. So good to discover someone with a few genuine thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This web site is something that is needed on the internet, someone with a bit of originality.

  31. getiton.com

    I like it when folks get together and share thoughts. Great website, continue the good work!

  32. 2024 electoral map

    I’m extremely pleased to uncover this site. I want to to thank you for ones time just for this wonderful read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you saved to fav to check out new stuff in your blog.

  33. Tonie Gatta

    Greetings, I believe your site may be having browser compatibility problems. Whenever I take a look at your website in Safari, it looks fine however when opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, fantastic website.

  34. Deeanna Chretien

    This web site truly has all of the information I needed about this subject and didn’t know who to ask.

  35. Blue Dream

    Very good write-up. I certainly appreciate this site. Continue the good work!

  36. 온라인슬롯

    Great information. Lucky me I came across your blog by accident (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later.

  37. You’re so interesting! I don’t think I’ve read through anything like this before. So nice to find somebody with unique thoughts on this subject matter. Seriously.. thank you for starting this up. This site is something that is needed on the internet, someone with some originality.

  38. rebirthro server

    Howdy! This blog post could not be written any better! Reading through this article reminds me of my previous roommate! He always kept preaching about this. I am going to forward this article to him. Fairly certain he will have a good read. I appreciate you for sharing!

  39. Very good information. Lucky me I came across your blog by chance (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later!

  40. tubidy

    Right here is the perfect site for anybody who hopes to understand this topic. You know so much its almost tough to argue with you (not that I personally would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic that has been written about for years. Wonderful stuff, just great.

  41. 슬롯추천

    This is a topic which is close to my heart… Many thanks! Exactly where can I find the contact details for questions?

  42. cellphones

    Hello there! This article couldn’t be written any better! Looking through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I will forward this article to him. Fairly certain he’s going to have a very good read. I appreciate you for sharing!

  43. golf lovers gifts

    That is a good tip particularly to those new to the blogosphere. Simple but very precise information… Thank you for sharing this one. A must read article.

  44. 스매싱토토

    Right here is the right webpage for anyone who wants to find out about this topic. You know a whole lot its almost hard to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a subject that’s been discussed for many years. Excellent stuff, just great.

  45. Great web site you have here.. It’s hard to find high-quality writing like yours nowadays. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

  46. 두정오피

    This is a good tip especially to those fresh to the blogosphere. Short but very accurate information… Thanks for sharing this one. A must read article.

  47. Buy fake id

    Having read this I thought it was rather enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it.

  48. Moroccoactivites

    This is a really good tip especially to those fresh to the blogosphere. Short but very accurate info… Many thanks for sharing this one. A must read article.

  49. I like reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing for me to comment.

  50. Authors Books

    This blog was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Many thanks.

  51. Right here is the perfect blog for everyone who wishes to understand this topic. You understand so much its almost tough to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a topic that has been discussed for ages. Excellent stuff, just wonderful.

  52. Gift for CNY

    Greetings! Very helpful advice within this post! It’s the little changes which will make the biggest changes. Thanks for sharing!

  53. rebirth ro wiki

    I need to to thank you for this good read!! I absolutely loved every little bit of it. I have got you bookmarked to check out new stuff you post…

  54. When I originally left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I receive four emails with the exact same comment. Perhaps there is a way you can remove me from that service? Cheers.

  55. best vpn reddit

    Spot on with this write-up, I truly think this site needs a great deal more attention. I’ll probably be back again to see more, thanks for the information!

  56. 슬롯커뮤니티

    I enjoy looking through an article that will make men and women think. Also, many thanks for allowing me to comment.

  57. 경산오피

    I’m very pleased to find this web site. I need to to thank you for ones time just for this wonderful read!! I definitely really liked every bit of it and i also have you book-marked to check out new information on your site.

  58. Stairlifts

    I was able to find good information from your blog articles.

  59. Everything is very open with a precise description of the challenges. It was definitely informative. Your site is very useful. Many thanks for sharing!

  60. porn

    You need to take part in a contest for one of the greatest sites online. I am going to highly recommend this web site!

  61. I truly love your website.. Great colors & theme. Did you develop this web site yourself? Please reply back as I’m hoping to create my very own website and would like to learn where you got this from or exactly what the theme is named. Cheers.

  62. website laten maken

    I really like it when individuals get together and share opinions. Great site, stick with it!

  63. forex signals

    Saved as a favorite, I really like your site!

  64. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who was doing a little research on this. And he in fact ordered me breakfast simply because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this issue here on your website.

  65. Introducing to you the most prestigious online entertainment address today. Visit now to experience now!

  66. porn

    It’s nearly impossible to find experienced people for this subject, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

Deixe um comentário

você também pode gostar