Para fazer o título desse texto pedi licença para a entrevistada. E vi o meu preconceito. Como assim, largar tudo para ser mãe? Acho que, no fundo, eu senti um pouco de inveja e até uma inconformidade: ralei a vida inteira, tive dois filhos, construí isso e aquilo e a Liana vem e me diz que largou a “minha vida” para APENAS ser mãe? E, então, vem uma cena que vivi em frente ao sinal vermelho, carro parado, olho para o lado e vejo uma mendiga com dois filhos pequenos, um de colo, sorrindo brincando com eles. Era umas 10h da manhã e eu já havia feito umas duas jornadas. Fiquei colada no que via. Eu queria TAMBÉM aquilo que aquela mulher tinha. A mulher de rua tinha o que eu não conseguia concretizar. A divagação acabou com a buzina do carro atrás me lembrando que eu deveria seguir para a minha vida. A que escolhi. E escolhemos mesmo?
A Liana escolheu. Não assim, tudo lindo, um piano ao fundo tocando uma sonata de Beethoven e todos olhando para câmera sorrindo. Foi um parto parir seu desejo de ficar com a filha. APENAS? hahahaha. Só gargalhando! Filho é tarefa para os 12 trabalhos de Hércules, para um Zeus. Aliás, duvido que esses dois teriam força para cuidar das crianças do Olimpo.
A Liana nos conta como foi a decisão e como se sente hoje, com a filha já crescida.
Boa leitura
.

Fátima Torri, a editora.

Quando eu engravidei, eu morava em Florianópolis. Acabei indo para lá, o Leonardo fazia doutorado e eu comecei o mestrado. Eu sou formada em turismo e comecei a fazer o mestrado na federal de Santa Catarina. Os dois na mesma área de engenharia de produção. Aí eu engravidei e continuei fazendo tudo. Fiz as disciplinas e ele foi com o salário e com o emprego aqui em Porto Alegre.

Quando faltava um mês para a minha filha nascer, a gente voltou. Ele tinha que terminar a tese dele. Eu não tinha mãe e a minha sogra morava longe, não tinha rede nenhuma de apoio e acabou que, como eu não tinha emprego também, eu abri mão de fazer a minha dissertação porque eu não ia dar conta com uma criança recém nascida. Tinha uma faxineira, que ia na minha casa há muito tempo e o nome dela era Maria e eu coloquei o nome da minha filha de Maria também. Um dia eu estava com a minha filha no colo e ela disse assim: “Larga essa criança, ela vai ficar cheia de mania de tanto que tu pega no colo”, mas era uma coisa que eu gostava.

O Leonardo sempre viajou muito, de ficar 20 dias viajando às vezes. Quando isso acontecia eu colocava a Maria na minha cama. Eu tinha uma prima, que me ajudava quando eu precisava, mas também trabalhava, tinha a vida dela, tinha filhos, mas era a pessoa com quem eu podia contar. A Maria foi para a escola com dois anos. A escola dela era só à tarde e eu resolvi que ia voltar a trabalhar. Procurei um ex-chefe e ele me ofereceu emprego. Fui lá para tratar, quando eu cheguei o salário era muito pouco e eu comecei a fazer as contas do que eu precisava para ir trabalhar. Eu precisava ter uma boa pessoa para cuidar da minha filha, precisava de alguém que levasse ela para a escola… fiz o cálculo e não deu. Aí a gente conversou em família e decidiu que eu ia ficar em casa cuidando dela. E eu confesso que eu adorei ficar com ela todos esses anos, a gente estabeleceu uma relação muito boa. Eu por um lado era e sou agradecida, porque eu não era cobrada do meu marido que eu não tinha dinheiro, até porque eu fazia alguns trabalhos esporádicos eventualmente, que não atrapalhasse a estabilidade dela. Como eu não tinha com quem deixar e ele viajava muito, não tinha como buscar se acontecesse qualquer coisa, eu tinha que estar perto.

Ela ia numa escola em que os pais participavam muito. Seguidamente eu ia nos passeios da escola, chamavam nas reuniões e eu me habilitava. Gostava muito de fazer aquilo! Um dia uma mãe me pediu para não ir mais, porque a filha cobrava muito que ela não podia ir. A mãe trabalhava o tempo todo e eu fiquei pensando:”Como assim? Não vou ir porque a outra, lá na casa dela, escolheu outra opção de vida e ela quer que eu largue a minha opção por ser diferente da dela?”. Em outra ocasião eu lembro que estava em casa me ligam da escola porque a mãe da fulana tinha esquecido que tinha marcado unhas e não ia poder ir, se eu podia ir no lugar dela.

Depois na outra escola que a minha filha foi eu também era muito participativa, eu gostava de estar com ela. Eu lembro que um dia eu comentei com uma das donas da escolinha um assunto e ela me disse: “Para de perguntar para essa criança como foi”. Mas era assim, a gente sempre estabeleceu uma relação muito boa, até hoje a gente se dá muito bem, a gente conversa sobre tudo. Eu entendi muito cedo que a minha filha – por eu ter 35 anos e meu marido ser mais velho – possivelmente fosse ficar sozinha, então eu tentei ensinar tudo que é possível, tudo o que eu posso eu ensino. Ela cozinha muito bem, por exemplo.

Nunca fui cobrada por dinheiro, falta de dinheiro. Ele nunca disse “Está me pesando”. Ele não, mas eu percebia que isso incomodava muita gente, inclusive familiares mulheres… Tinha uma coisa que me doía bastante: eu sempre fui muito atualizada, eu gosto de política, gosto de conversar, gosto de ler. E eu me lembro que quando eu chegava em um lugar com o meu marido e a família – ele é uma pessoa bem conhecida no meio dele – e as mulheres me olhavam e perguntavam:”O que tu faz?” e eu dizia: “Eu sou dona de casa”, aquilo era um troço que parecia que eu tinha me desmanchado na frente das mulheres, parecia que eu não existia mais.

Às vezes as mulheres mesmo achavam que o meu marido era um coitado, porque tinha aquela mulherzinha dentro de casa e davam em cima dele. Eu pensava: “Meu Deus, como pode essa pessoa não reconhecer?”. Eu acho que em lugar nenhum eu faria tão bem o que eu fiz, o papel de mãe. Como profissional não faria em nenhum outro lugar e eu gosto muito. Acho que todas decisões são individuais, não serve para todas mulheres. São muitas coisas que entram nessa composição para que as pessoas possam ficar em casa. Tem gente que trabalha só para sair de casa, tem gente que não gosta de ficar com a família, tem gente que não gosta de ficar com os filhos, tanto faz, eu gosto.

Eu me dou muito bem com a minha filha. Posso dizer que é uma das pessoas que eu mais converso, nós somos amigas. Embora, eu nunca deixei de ser a mãe, as vezes eu dizia para ela: “Eu não sou tua amiga, eu sou tua mãe”, mas a gente sempre conversou, eu sempre aceitei quem ela era. É quase como um encontro de almas meu e dela e meu marido permitiu isso. Eu respeito isso porque, primeiro é uma pessoa que não é ligada a dinheiro. Claro que tem dificuldades como todo mundo, mas no geral, quando eu me afasto e olho, penso: “Que baita família que eu consegui”. Claro que teve problemas, e tem até hoje, mas eu gosto muito do que eu consegui. Eu não trocaria por nada, sou super feliz na minha vida.

Minha filha saiu de casa agora, foi para São Paulo e está sendo bem difícil para mim. Com a pandemia a gente ficou em casa direto, não saia mesmo, foram dois anos praticamente de muito convívio, 24 horas. Teve problemas no início até se acostumar, mas é muito bom. Quando ela saiu foi muito difícil para mim e para o meu marido. Ela foi num domingo de manhã, a gente levou ela no aeroporto e quando eu voltei para casa tive uma sensação horrível, porque eu sei que não vai ser mais como era. Não quer dizer que não seja bom, que não vá ser melhor, mas é um outro momento, outro processo que eu tenho que aprender. Ela me liga não sei quantas vezes por dia, eu sei que vai ser sempre aqui que ela vai voltar, mas eu sinto muita falta. As minhas amigas me ligam para saber como eu estou, porque todo mundo que me conhece e conhece a Maria sabe que a gente tinha uma relação muito próxima. Ah, vou aprender, eu tenho marido, tenho uma vida também, mas no início foi bem difícil.

Liana Galant

Compartilhe este Post

Respostas de 84

  1. You really make it appear really easy along with your presentation but I find this topic to be really something which I believe
    I’d never understand. It kind of feels too complicated
    and extremely broad for me. I’m taking a look
    forward on your next submit, I will try to get the grasp of it!
    Escape room

  2. I seriously love your website.. Great colors & theme. Did you create this web site yourself? Please reply back as I’m planning to create my very own blog and would love to know where you got this from or what the theme is called. Kudos.

  3. Can I simply say what a comfort to discover someone that really knows what they’re discussing online. You actually know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people have to read this and understand this side of the story. It’s surprising you aren’t more popular because you definitely possess the gift.

  4. This is a great tip particularly to those fresh to the blogosphere. Simple but very accurate info… Thank you for sharing this one. A must read post!

  5. Next time I read a blog, I hope that it doesn’t disappoint me just as much as this particular one. After all, Yes, it was my choice to read, but I really thought you would probably have something helpful to say. All I hear is a bunch of crying about something you can fix if you were not too busy seeking attention.

  6. I blog quite often and I truly thank you for your content. The article has really peaked my interest. I’m going to book mark your site and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your Feed too.

  7. When I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I receive 4 emails with the same comment. Is there an easy method you can remove me from that service? Kudos.

  8. After looking into a handful of the blog posts on your web site, I truly appreciate your technique of writing a blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please visit my website too and tell me how you feel.

  9. You’ve made some really good points there. I checked on the web for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  10. You made some really good points there. I looked on the net for more information about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  11. An impressive share! I have just forwarded this onto a colleague who has been doing a little research on this. And he in fact bought me dinner because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this topic here on your site.

  12. I’m pretty pleased to uncover this page. I need to to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely really liked every little bit of it and i also have you book marked to check out new things in your site.

  13. Howdy, I do believe your blog may be having internet browser compatibility problems. Whenever I take a look at your site in Safari, it looks fine however, when opening in I.E., it has some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Other than that, wonderful site.

  14. This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Thanks a lot.

  15. An intriguing discussion is definitely worth comment. I think that you ought to publish more about this subject, it may not be a taboo matter but generally people do not talk about such subjects. To the next! Kind regards.

  16. You are so awesome! I don’t suppose I have read anything like this before. So good to discover another person with a few genuine thoughts on this subject matter. Really.. many thanks for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality.

  17. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this site. I really hope to see the same high-grade blog posts from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my very own site now 😉

  18. Hello! I simply want to offer you a big thumbs up for your excellent information you have got right here on this post. I will be returning to your web site for more soon.

  19. I truly love your site.. Pleasant colors & theme. Did you create this website yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own personal blog and want to find out where you got this from or just what the theme is named. Appreciate it!

  20. I absolutely love your site.. Very nice colors & theme. Did you create this website yourself? Please reply back as I’m looking to create my own personal blog and would love to know where you got this from or what the theme is named. Many thanks.

  21. Howdy! I just want to give you a huge thumbs up for your excellent info you have right here on this post. I am returning to your web site for more soon.

  22. ) سأعيد زيارتها مرة أخرى لأنني قمت بوضع علامة كتاب عليها. المال والحرية هي أفضل طريقة للتغيير، أتمنى أن تكون غنيًا و

  23. Great site you have got here.. It’s hard to find high quality writing like yours nowadays. I honestly appreciate people like you! Take care!!

  24. After going over a number of the blog posts on your blog, I really like your way of writing a blog. I added it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Please visit my website too and let me know how you feel.

  25. Introducing to you the most prestigious online entertainment address today. Visit now to experience now!

  26. Introducing to you the most prestigious online entertainment address today. Visit now to experience now!

  27. Greetings! Very helpful advice within this article! It’s the little changes that make the largest changes. Thanks a lot for sharing!

  28. I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s equally educative and entertaining, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something too few folks are speaking intelligently about. I am very happy that I came across this in my search for something regarding this.

  29. fortsæt det gode arbejde stipendiater. Med at have så meget indhold og artikler gør du det

  30. I blog quite often and I seriously thank you for your information. This great article has really peaked my interest. I am going to take a note of your website and keep checking for new details about once a week. I opted in for your RSS feed too.

  31. Howdy, I do believe your website may be having browser compatibility issues. When I take a look at your website in Safari, it looks fine however, when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, wonderful website.

  32. ) سأعيد زيارتها مرة أخرى لأنني قمت بوضع علامة كتاب عليها. المال والحرية هي أفضل طريقة للتغيير، أتمنى أن تكون غنيًا و

  33. An outstanding share! I have just forwarded this onto a coworker who had been doing a little homework on this. And he actually bought me dinner simply because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this topic here on your blog.

  34. Greetings! Very useful advice within this article! It’s the little changes that make the greatest changes. Thanks for sharing!

  35. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own site now 😉

  36. This is a topic that is near to my heart… Take care! Where can I find the contact details for questions?

  37. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a coworker who has been conducting a little research on this. And he actually ordered me dinner simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this issue here on your website.

  38. I absolutely love your site.. Excellent colors & theme. Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m hoping to create my own blog and would love to know where you got this from or just what the theme is called. Cheers!

  39. Introducing to you the most prestigious online entertainment address today. Visit now to experience now!

você também pode gostar

plugins premium WordPress