Romântica ou insana? Iara Dupont traz novo olhar sobre a paixão dramática de Romeu e Julieta

Quanto há de Julieta em nós?

Todo homem tem um pouco de Romeu? Louco, turbulento e avassalador? Ou toda mulher teria a submissão e a ilusão de Julieta? Talvez não dê para generalizar, mas que existem muitas histórias parte românticas e parte trágicas, tristes e surreais, disso Iara Dupont tem certeza. Várias ela testemunhou na própria família. E chegou a cogitar: teriam sua mãe, tias e avós sido amaldiçoadas com sofrimentos de amores insalubres?

Ao relatar as dores das gerações passadas em um blog, recebeu muitas outras histórias de mulheres. Esse tipo de situação era mais comum que imaginava. Por estudar Romeu e Julieta, de William Shakespeare,  a escritora, atriz e tradutora leu nesse amor a insanidade. Motivo pelo qual, para não revelar os nomes reais dos personagens das histórias que recebia, passou a mencionar os tantos homens e mulheres sobre quem escreve como Romeus e Julietas.

Você confere mais detalhes sobre as percepções de Iara Dupont em entrevista exclusiva para a Fala Feminina.

FF: Quem é a Iara Dupont e o que ela faz?
Iara: Eu sou escritora, escrevo desde pequena, é realmente um impulso. Há onze anos eu comecei um blog com histórias das mulheres da minha família, da problemática que elas viviam. E, conforme eu fui escrevendo, as mulheres começaram a me mandar as histórias delas.

FF: Mas este blog iniciou falando somente das experiências da tua família?
Iara: Sim, eu tenho muitas mulheres na minha família e quase todas elas tiveram o mesmo problema com os homens. Eu achava que era exclusivo do meu núcleo familiar e pensava “gente, acho que alguém jogou um feitiço”. Porque eram coisas que passavam por várias gerações e eu via que eu cometia os mesmos erros da minha mãe e da minha vó, por isso eu achava que tinha alguma coisa ali. Comecei a escrever realmente acreditando que era alguma nuvem cinza em cima da minha família. Porque eram relacionamentos com homens descompensados e agressivos, de um jeito ou de outro. Não tive uma visão de “deixa eu ver se acontece lá fora”. Mas conforme eu fui escrevendo, as mulheres começaram a responder nos comentários do blog e me contar histórias muito piores do que as próximas a mim.

FF: Tu escrevia as histórias sozinha?
Iara: Sim, e com o tempo eu fui recebendo as histórias de outras mulheres. Eu não escrevia o nome de ninguém, para deixar anônimo, e foi aí que eu resolvi que tinha que usar Romeu e Julieta.

FF: E qual a razão desta analogia?
Eu fui percebendo que todos os homens são um pouco Romeu. Se você olhar a história de perto, ele é completamente descontrolado, ele causa todos os problemas. Quando conhece a Julieta, está indo a uma festa atrás de outra garota e não da Julieta. Mas aí ele se encanta por ela e esquece da outra. Isso já é um sinal do quanto ele era descompensado. Daí pra frente, ao se apaixonar pela Julieta, briga com o primo dela, mata um primo, mata um amigo, vai causando muitos problemas. E a Julieta não é inocente, mas é iludida. Então, escolhi o nome de Romeu, porque eu achei que representava bem essa loucura masculina de entrar na vida da mulher como um furacão e ir arrastando-a até aquele fim que a gente conhece.
Eu analisei muito esta peça porque eu trabalhei com ela anos atrás. Quando a gente assiste a primeira vez está tão encantado que pensa “nossa, o Romeu é romântico mesmo”. Mas se lemos a peça com atenção, percebemos como o Romeu é muito louco. Por isso, comecei a usar o nome de Romeu em todos os homens e para todas as mulheres Julieta, que são iludidas e vão atrás da ideia do amor.

FF: Os homens não vão atrás da ideia de amor?
Iara: Sinceramente, não. Em parte, pela nossa socialização, quem vai atrás da ideia do amor é a mulher. O homem vai atrás da ideia do sexo primeiro, depois a aventura, depois a conveniência. Esta disposição para amar desde o começo é direcionada para nós, mulheres. Tanto que você vê como somos incondicionais. Quando a gente ama, a gente ama. Os homens não. Eles têm uma socialização mais violenta, claro, mas sempre direcionada aos interesses deles. Seja sexo, sejam conveniências…

FF: Ou seja, eles estão sempre procurando alguém que cuide deles.
Iara: Sim, porque a estrutura patriarcal coloca isso: é preciso você cuidar de alguém para que essa pessoa possa se lançar ao mundo. Eu, por exemplo, arrumo a minha casa, lavo a minha roupa… Se eu tivesse um homem para fazer isto para mim, eu passaria o dia inteiro escrevendo. No começo de uma sociedade capitalista era necessário as mulheres em casa para que os homens pudessem trabalhar dez horas fora de casa. Se eles tivessem que planejar o dia deles com o trabalho e tarefas como levar uma criança na escola, ir ao supermercado, passar no banco, na farmácia… Depois chegar em casa, limpar, coloca a roupa para lavar… A gente perde quatro ou cinco horas por dia nessas tarefas. É necessário que essas coisas sejam feitas e eles sabem disso, é conveniência, o homem tem esta visão do casamento. Tanto que eles dizem “agora vou ficar tranquilo”.

FF: Pois é, mas eles não ficam tranquilos, né?
Iara: Eu acho que tranquilos emocionalmente sim – quando eles gostam da mulher, – mas nunca sexualmente. Eu sempre falo para as garotas: é importante que a gente perceba que o significado de traição não é o mesmo para a mulher e para o homem na nossa socialização. Para a mulher, ela trai e é uma vadia, uma mulher inaceitável na sociedade. Já o homem trai e todo mundo diz : “homem é assim, é isso que acontece, é da natureza do homem”.

FF: Os homens não se separariam nunca, não é mesmo?
Iara: Nunca, não é conveniente e eles nem querem, emocionalmente falando. Têm muitas advogadas que me seguem e elas dizem que 80% dos divórcios é a mulher que pede. Por isso que dá tanta briga e problema, porque eles não querem ir embora. Eu tenho casos de mulheres que me escrevem que o homem está dormindo no sofá por não querer sair de casa. É muito ruim e muito complicado esse assunto. Para os homens, casamento é isso, é a vida boa.

FF: Com o blog, percebeste que não era só tua família que era louca, todas as nossas são. Tolstói disse “Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira”.
Iara: Eu não tinha menor ideia do sofrimento das mulheres, eu realmente não imaginei que as coisas pudessem estar no ponto que estão. Tive uma sorte de viver numa bolha de certa maneira. Eu pensava que o sofrimento era pontual, até que eu comecei a perceber que a socialização permite uma situação de maus tratos constantes para a mulher. Nós temos muito claro que o abuso pode ser físico e pode ser sexual. Nos últimos tempos, já se fala de abuso psicológico. Mas eu cresci num ambiente de homens – como meu avô e meu pai – que eram um pouco nervosos demais. Nunca bateram, nunca agrediram, mas xingavam, batiam porta… Hoje eu percebo que isso também são maus tratos. Todo mundo tem seus chiliques, eu tenho os meus também. Mas sempre tem uma imposição masculina que maltrata, mesmo que não bata, mesmo que não estupre. Foi isso que eu comecei a perceber com a convivência com esta socialização que ficou muito doentia.

FF: Eu sinto que os homens estão muito sós hoje. As mulheres estão sós, mas os homens também estão perdidos. E aí, qual é a saída?
Iara: Eu falo muito da socialização relacionada à mulher, mas eu nenhum momento eu digo que a socialização masculina é boa, ela é horrorosa e violenta. Os homens são extremamente violentos e a socialização masculina é uma agressão à humanidade. É claro que isso vai causar sofrimento, porque a maioria dos meninos são “triturados” na infância. É uma tristeza, mas temos um problema: dentro da socialização masculina foi criada uma bolha de privilégios. Apesar da violência, apesar de tudo. Hoje é muito complicado porque os homens não querem renunciar a este privilégio e é preciso que eles analisem este sofrimento que eles causam e os sofrimentos que eles estão passando para que a gente possa sentar e começar a pensar no relacionamento. E eu não falo de relacionamento amoroso só, eu falo de relacionamento profissional, social… É preciso “reestruturar de novo” para acabar com estes maus tratos que são constantes e realmente causam bastante sofrimento. Eu não tenho visto esta disposição dos homens. Eu recebo mensagens de homens e, apesar deles assumirem o sofrimento, eu não vejo um posicionamento para mudar alguma coisa. Não sei se falta uma liderança ou escritores que começassem a falar do assunto para repensarmos a socialização de todo mundo.

FF: Tu usa muito a palavra “socialização”…
Iara: Sim, porque é muito importante tirar da esfera pessoal. Quando eu falo, por exemplo, que eu sou contra o casamento, as pessoas acham que é uma experiência minha. Eu nunca me casei, eu morei com namorado, mas casar na igreja eu nunca casei. Fica parecendo que eu falo a partir da minha experiência e, na realidade, claro que tem a bagagem da minha experiência, mas a base é como nós fomos socializados. Eu tive muita sorte de crescer num ambiente com acesso a livros e a cultura, mas nunca ninguém me falou que homens foram ensinados para isso e mulheres foram ensinadas para aquilo. Então, como eu não sabia, eu bati de frente com muitas coisas, foi muito sofrimento. Eu gostaria que tivessem me dito trinta anos atrás como funciona a socialização para que eu pudesse, dentro desta esfera, me defender. Porque a gente fica muito exposta por não saber. Se tivessem me dito: “olha, quando você for num profissional de saúde, procure uma mulher, porque acontecem abusos com médicos homens”. É importante que as pessoas conheçam e entendam o processo de socialização, porque só a partir disso a gente vai poder mudar a situação. Ela não é uma situação individual, ela é uma situação social. A gente precisa ter consciência de como todas as crianças estão sendo educadas para que possa fazer essa mudança.

FF: Tu acha que isso já tá acontecendo um pouco? Tem o início de mudança?
Iara: Com certeza, porque tem uma geração de mulheres muito jovens que já são mães de meninos. Elas conversam com esses meninos e eles já estão recebendo outra informação e estão vendo o posicionamento da mãe. Por exemplo, a minha mãe tem 80 anos e é machista, as minhas primas que foram mães ainda tinham resquícios machistas. As mães mais jovens atualmente, entre 20 e 30 anos, já têm um posicionamento diferente. Acho que o fato delas conversarem com os meninos é como começa a transformação. Tenho certeza que a gente vai ver um resultado bom em dez ou quinze anos. Também acredito que existem homens de 40, de 30 anos, que têm uma sensibilidade apurada, que estão lutando para ser um pouco melhores porque percebem o que acontece. Mas a socialização é muito dura, eles podem tentar ser melhores, mas estão rodeados de pais que não prestam, dos amigos que ficam puxando para o mesmo lugar. Os que me escrevem contam isso: se eles começarem a entrar num processo muito diferente, eles perdem as amizades. O homem se move ao redor desta socialização violenta.

FF: E tu acha que as mães que vão mudar o mundo?
Iara: Olha, neste momento eu acredito que são elas que tem o poder de começar uma transformação. Elas ainda não têm o apoio do Estado ou uma educação neutra. Os meninos entram na escola e já colocam para jogar futebol, para brigar com o coleguinha. Ainda não existe um apoio social, digamos assim. Então eu acredito que as mães podem começar alguma coisa, sim. Mas o caminho é longo, porque a gente tem um problema gigantesco na frente que é o que eu sempre falo, fecha qualquer possibilidade de diálogo, que é a pornografia. A partir do momento que você tem crianças de dez, onze anos viciada em pornografia…

FF: Mas mentira que existe isso! Criança viciada em pornografia?
Iara: Sim! Tem um site maravilhoso: “Se recuse a clicar”. Eles também estão no Instagram e sempre trazem reports internacionais. A Espanha, por exemplo, é um dos países que mais investe no acompanhamento do tráfico de pornografia. Todo ano eles divulgam os números, que sempre são assustadores. O que vem chamando muito atenção dos pesquisadores é que a cada ano a idade vai ficando menor. Hoje, por exemplo, na Espanha já tem crianças de 8 anos viciadas e sendo tratadas. Por que aquilo causa uma distorção mental, então realmente é muito grave. Vai ser uma luta gigantesca para as mães.

FF: Mas como que eles começam isso? Isso é abandono, não é?
Iara: Sabe que este é um drama que as mulheres vêm me contado. Começa pelo famoso paizão, o pai que fala “vou ensinar meu filho a ser homem”. Daí o pai assiste e passa para o garotinho ver e “aprender a ser homem”. A criança que está com o celular leva para a escola e começa a mostrar pros coleguinhas. E todos os coleguinhas têm um tiozão, um paizão, um avozão, alguém que já tá ensinando ele a “ser homem”. E é assim que eles começam a ficar viciados. A criança não chega sozinha na pornografia, é um adulto que leva. Tenho recebido muitas mensagens de mulheres que estão sofrendo muito porque elas estão tentando educar os filhos, fazer o que elas podem e daí elas descobrem que o pai é que mostrou. E quando elas vão reclamar, eles vêm com aquela história de “ah, eu estou ensinando ele a ser homem”, “ser homem é isso mesmo”. É um grande problema. Inclusive, eu achava que antes as coisas obedeciam a uma esfera social, eu pensava que era de homens que não tiveram acesso ao ensino, que eram um pouco ignorantes em relação a algumas coisas. Mas eu recebo mensagens de mulheres casadas com professores de filosofia, médicos, arquitetos, homens de alto nível. E são eles que estão levando os filhos para pornografia.

FF: Mas gente! Em pleno século 21!
Iara: E você sabe o que é muito interessante? Além de ser em pleno século 21, são homens que conhecem o ponto de vista da mulher, pois conversam com a mãe, com a irmã, com a namorada. Eles sabem, não tem como dizer hoje: “ah, coitado, ele não sabia que não dava pra mostrar pornografia pro menino”. Eles sabem!

FF: Os meninos que são criados para isso.
Iara: Sim. A mulher, apesar do esforço, está cercada. Eu sempre falo que quando eu comecei a escrever sobre mulheres, é como se eu tivesse entrado num castelo e de repente me levaram para o calabouço. Eu comecei a descer, descer, descer… Porque parece que cada dia acontece uma coisa que me surpreende mais. Dentro destas surpresas eu vou descobrindo as mil formas de abuso. Se é silenciosa, se é invisível. Por isso que eu escrevo tanto, tem muito material para escrever.

Compartilhe este Post

Este post tem 46 comentários

  1. certainly like your web-site however you need to check
    the spelling on quite a few of your posts. Several
    of them are rife with spelling issues and I in finding it very troublesome to tell the reality on the other hand I will certainly come again again.

  2. eroom24.com

    Hi there, just became alert to your blog through Google, and
    found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.

    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers! Escape rooms

  3. IngeC

    Very interesting info!Perfect just what I was looking for!?

  4. Jerrell Carano

    Saved as a favorite, I like your web site!

  5. 베스트카지노

    Hey there! I simply wish to give you a huge thumbs up for the great info you have right here on this post. I’ll be coming back to your blog for more soon.

  6. gebyar4d

    Very good post! We will be linking to this great post on our website. Keep up the great writing.

  7. baskılı poşet

    It’s hard to come by educated people about this subject, however, you seem like you know what you’re talking about! Thanks

  8. 부천오피

    This website was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Thank you!

  9. free cam sex

    bookmarked!!, I really like your web site!

  10. mağaza poşeti

    Spot on with this write-up, I honestly feel this site needs much more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the advice!

  11. poşet imalatı

    Great information. Lucky me I discovered your website by accident (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later.

  12. Everything is very open with a clear clarification of the issues. It was definitely informative. Your website is extremely helpful. Many thanks for sharing!

  13. www.lazer888.org

    Very good post. I’m facing some of these issues as well..

  14. tubidy mp3

    This is the right webpage for everyone who would like to understand this topic. You realize a whole lot its almost tough to argue with you (not that I really will need to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a topic that’s been discussed for many years. Great stuff, just great.

  15. 카지노사이트

    You are so awesome! I don’t think I have read through a single thing like that before. So wonderful to find someone with genuine thoughts on this topic. Seriously.. thanks for starting this up. This site is one thing that is needed on the web, someone with a bit of originality.

  16. 안전놀이터

    You’re so interesting! I do not believe I have read through anything like that before. So good to find somebody with a few unique thoughts on this subject. Really.. many thanks for starting this up. This site is one thing that is needed on the web, someone with a bit of originality.

  17. blue dream

    I like reading an article that will make people think. Also, thank you for allowing me to comment.

  18. packman v4

    This site was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me. Many thanks!

  19. 조이슬롯

    Aw, this was an extremely good post. Finding the time and actual effort to create a very good article… but what can I say… I put things off a lot and never seem to get anything done.

  20. J88

    This page certainly has all of the information and facts I wanted concerning this subject and didn’t know who to ask.

  21. drover sointeru

    Needed to send you one tiny word so as to thank you so much over again for your superb ideas you have contributed above. It has been certainly strangely open-handed with you to convey unreservedly exactly what many individuals could possibly have made available as an electronic book to end up making some profit on their own, primarily given that you might have tried it in case you decided. These tips as well served like a fantastic way to be aware that some people have the same desire the same as my own to know great deal more with regard to this condition. I am certain there are several more fun periods up front for individuals who take a look at your blog post.

  22. XHamsterLive

    Next time I read a blog, I hope that it does not disappoint me as much as this one. After all, I know it was my choice to read through, however I actually thought you would have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of moaning about something that you could possibly fix if you were not too busy searching for attention.

  23. tubidy

    Hi, I do think this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉 I’m going to revisit once again since i have book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  24. Odis Shropshire

    This is a topic that is close to my heart… Best wishes! Where are your contact details though?

  25. Blue Dream

    An interesting discussion is definitely worth comment. I do believe that you ought to write more on this topic, it may not be a taboo subject but usually people don’t speak about these topics. To the next! Kind regards.

  26. Spot on with this write-up, I really believe this web site needs a great deal more attention. I’ll probably be returning to see more, thanks for the information.

  27. I want to to thank you for this fantastic read!! I absolutely enjoyed every little bit of it. I have got you book marked to check out new things you post…

  28. 슬롯커뮤니티

    You need to take part in a contest for one of the best blogs on the net. I will highly recommend this website!

  29. computer & laptop

    Great information. Lucky me I ran across your blog by chance (stumbleupon). I’ve bookmarked it for later.

  30. men's dress shoes

    Hello there, I believe your website could possibly be having internet browser compatibility problems. Whenever I take a look at your site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Apart from that, wonderful site.

  31. 온라인슬롯

    Hey there! I just want to offer you a big thumbs up for the great info you have here on this post. I’ll be coming back to your site for more soon.

  32. 천안오피

    There is certainly a lot to know about this issue. I really like all of the points you made.

  33. Fake id generator

    After checking out a handful of the articles on your website, I seriously like your technique of writing a blog. I book-marked it to my bookmark site list and will be checking back soon. Please check out my website too and tell me how you feel.

  34. Moroccovacation

    Very good post. I’m facing many of these issues as well..

  35. 슬롯커뮤니티

    I want to to thank you for this very good read!! I certainly loved every little bit of it. I’ve got you bookmarked to check out new stuff you post…

  36. Stairlift Doncaster

    I must thank you for the efforts you have put in penning this website. I’m hoping to check out the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own website now 😉

  37. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  38. porn

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a coworker who was doing a little homework on this. And he actually bought me dinner simply because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this subject here on your web site.

  39. leather dog collars

    I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this blog. I’m hoping to view the same high-grade content from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal blog now 😉

  40. read more

    Good info. Lucky me I recently found your site by accident (stumbleupon). I have saved it for later.

  41. Introducing to you the most prestigious online entertainment address today. Visit now to experience now!

  42. porn

    I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this site. I’m hoping to view the same high-grade content from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal website now 😉

Deixe um comentário

você também pode gostar