Vida

Rute Milman se reinventa (novamente)

Comodismo não é palavra que caiba no vocabulário de Rute Milman. Aos 75 anos, ela resolveu dar um novo rumo para a carreira. Poderia estar em casa desfrutando do conforto que os tantos anos de trabalho no ramo de seguros lhe proporcionaram. Poderia optar pelo prazer do “dolce far niente” com a tranquilidade de quem cumpriu a missão de criar e direcionar incrivelmente os filhos Fábio, Tulio e Caroline. Mas não foi essa sua escolha.

Nem a pandemia e nem o tempo foram suficientes para limitar as novas ideias da esposa de Gildo. “Eu passo o dia ‘bolando’. E o fato de estar em casa devido à pandemia me fez bem. Mudei”, pontua Rute. Recentemente, ela esteve envolvida em um projeto no qual mergulhou de cabeça após mais de 30 anos no ramo de seguros. Ela trouxe para a capital gaúcha a modalidade de seguro de obras de arte. Algo que até então não existia no Rio Grande do Sul, mesmo havendo um número expressivo de colecionadores no Estado. Com o isolamento provocado pelo Covid-19, devido ao fator de risco, estar em casa foi o melhor a fazer, cessando as idas e vinda do Centro, onde ficava seu escritório, para a Zona Sul, onde mora.

E aí começou uma nova reinvenção. Rute, que “já vendia umas coisinhas”, como ela mesma diz, decidiu abrir uma boutique no condomínio onde mora.

“Vivo aqui dentro, vendo para as vizinhas, me ocupo. Me renovei”

Moda é algo nem tão novo em sua trajetória. “Acompanhei meus pais, que foram representantes comerciais uma vida inteira. Cheguei a trabalhar com eles. Só que antes eu trabalhava com lojista. Hoje, com o consumidor.” 

Rute adota um estilo descolado e ímpar, combinado a uma dose grandiosa de gentileza e de delicadeza. Personalidade e estilo, aliás, estão presentes em suas veias. Sua mãe, Lilly, vinda da Alemanha para Porto Alegre, era chapeleira. Fazia as peças para uma marca tradicional da cidade. Foi aí que o interesse por moda despertou.

Os atendimentos hoje são feitos apenas dentro do condomínio. Ainda assim, Rute mantém uma conta no Instagram para promover os looks da loja. Segundo ela, o perfil na rede social é timidamente divulgado, pois não daria conta de ampliar os atendimentos nesse momento, apesar de estar amando o que faz. Mas é de se esperar que outras reinvenções venham por aí.

Leia também

Mais lidos