Saindo da gaveta: Aline Oliveira e o Baralho da Inteligência Emocional

Psicóloga lança livro em forma de baralho com cartas que trazem conceitos e atividades para aprimorar autoconhecimento, automotivação, autogestão, empatia e gestão de relacionamentos

Inteligência emocional é a capacidade de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e os relacionamentos. É um dos principais fatores que promove equilíbrio emocional, proporcionando saúde mental. Tornar esse conteúdo acessível é o objetivo da psicóloga Aline Oliveira, que acaba de lançar o Baralho Inteligência Emocional no Dia a Dia (Arte em Livros, 2022), um livro em forma de baralho com cartas para serem lidas diariamente. Com mais de 10 anos de consultório, de onde surgiu a inspiração para a obra, a autora é casada, mãe de duas meninas, de 7 e 21 anos, e vive no Rio de Janeiro. O ponto de partida para o Baralho surgiu durante a conclusão da pós-graduação de Aline em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). “Acredito que tudo precisa ser colocado de uma forma que seja útil, para que a população possa se apropriar desse conhecimento, independente do nível de instrução. Minha intenção foi construir algo para levar essa teoria para a prática, em um formato que pode inclusive ser carregado para todos os lados”, destaca a psicóloga. A ideia para seu primeiro livro nasceu após as aulas lecionadas por Daniel Goleman, jornalista científico norte-americano, considerado o pai da inteligência emocional. “Fiquei  mais encantada assistindo-o durante o curso. Então, quando chegou o trabalho de conclusão, já sabia exatamente o que queria fazer”, recorda a autora. Ao todo, são 48 cartas, sendo que 35 são atividades práticas para o leitor realizar a cada dia. A cada semana, a pessoa terá atividades voltadas para um dos pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, automotivação, autogestão, empatia e gestão de relacionamentos.

Pesquisas revelam que apenas 20% do sucesso pessoal dependem da capacidade cognitiva, QI, enquanto 80% dependem de outros fatores, dentre eles a inteligência emocional. “É importante também em termos de desempenho profissional. CEOs são contratados por seu intelecto e capacidade empresarial e são demitidos por falta de inteligência emocional”, pontua Aline. Além disso, pessoas com maior inteligência emocional têm menos probabilidade de ter algum tipo de transtorno mental. “É uma questão importante para ser trabalhada também com crianças. O sistema educacional dá muita atenção para a área cognitiva, mas muito pouco ou praticamente zero para a emoção. E, para lidar com os embates do dia a dia, elas precisam muito mais da inteligência emocional do que a cognitiva, inclusive uma pesquisa realizada por John Gottman mostrou que crianças que têm preparo emocional são fisicamente mais saudáveis e apresentam melhor desempenho acadêmico do que as que não têm”, completa a psicóloga. 

A ideia do Baralho é que a leitura das cartas se torne um hábito matinal, para que se possa praticar o que foi lido ao longo do dia, afinal ler e realizar as atividades é uma forma de ir construindo no cérebro redes que vão fortalecer e aprimorar cada um dos pilares da inteligência emocional. Aline recomenda ainda aos leitores que tenham uma agenda ou diário onde possam fazer as anotações que considerarem importantes sobre os temas. “O objetivo é colocar a inteligência emocional em prática, transformando a disposição mental e promovendo dessa forma equilíbrio emocional e uma qualidade de vida melhor”, finaliza a autora.

Está previsto para outubro o lançamento da nova criação de Aline, um tabuleiro sobre inteligência emocional voltado para o público infantil. O material editado pela Arte em Livros poderá ser usado como ferramenta para pais, educadores e psicoterapeutas.

Acolhimento

Aline é idealizadora do grupo Mimadas Psi, que reúne profissionais da Psicologia e Psiquiatria de todo o país. O projeto começou no primeiro ano da pandemia de covid-19. Em meio ao período de isolamento, Aline criou encontros online para oferecer apoio a demais psicólogas, que precisaram adaptar os seus atendimentos para o mundo virtual, oferecendo orientação de forma gratuita. “Estávamos sozinhas, cada uma no seu canto, sem ninguém a cuidar da gente, tendo que aprender a entender sobre o mundo online. Nesse grupo, a gente pôde rir junto, chorar junto, cuidando umas das outras e aprendendo”, afirma. O nome do projeto surgiu a partir desse gesto de cuidado, de mimar umas às outras de forma positiva. “E de reconhecermos com gratidão as coisas boas que acontecem”, comemora. O grupo cresceu, virou site (mimadaspsi.com.br) e hoje promove vários eventos. “Importante é ser rio e levar esse conhecimento, essa saúde emocional, pelos quatro cantos, saciando a muitos que estão sedentos de conhecimento e saúde mental”, ressalta Aline.  

Sobre a autora

Aline de Oliveira é psicóloga, pós-graduada em Neurociência e Comportamento pela PUCRS. Mestranda em Neuropsicologia na UFLO Universidad, na Argentina. Terapeuta, Facilitadora e supervisora de EMDR, Terapeuta de casal e família, Terapeuta de Brainspotting e Terapeuta de Internal Family Systems (IFS). Idealizadora e coordenadora geral do grupo Mimadas Psi, que possui mais de 100 psicólogas e psiquiatras de todo o Brasil. Atualmente, mantém consultório particular no Rio de Janeiro, realiza atendimentos, cursos e workshops online, disponíveis no site www.plenavitapsicologia.com. Aline também está no Instagram, no perfil @alineoliveira_psi. O Baralho Inteligência Emocional no Dia a Dia (Arte em Livros, 2022) é o seu primeiro lançamento.

Sobre a Arte em Livros

A editora Arte em Livros foi fundada em 2014, em Porto Alegre, pelos psicólogos Daniel Martins e Adriana Zanonato e o psiquiatra Luiz Carlos Prado, voltada para a publicação de obras escritas por e para psicoterapeutas. Depois de ter suas atividades parcialmente suspensas por cerca de dois anos, em razão da pandemia de covid-19, a empresa começou 2022 com relançamentos de obras e novos projetos. A Arte em Livros é especializada em livros, baralhos, jogos terapêuticos e demais instrumentos utilizados por psicológos, médicos, terapeutas, pedagodos, psicopegados e assistentes sociais no trabalho com crianças, adolescentes e mesmo adultos. A loja física da Arte em Livros está localizada na Avenida Plínio Brasil Milano, 232, bairro Higienópolis, em Porto Alegre, junto a uma das sedes do InTCC –  Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, clínica-escola de longa tradição no ensino e no atendimento na área das terapias cognitivo-comportamentais e da terapia familiar. Os livros da editora também estão disponíveis no e-commerce arteemlivroseditora.com.br e nos principais marketplaces: Amazon; Magazine Luiza e Mercado Livre. Em abril deste ano, a Arte em Livros firmou parceria com a Vetor Editora, de São Paulo, o que ampliou sua rede de vendas para 44 pontos em todo o país.

Serviço

Baralho Inteligência Emocional no Dia a Dia (Arte em Livros, 2022)
Aline Oliveira
48 cartas
R$ 89

Onde encontrar

Loja física: Avenida Plínio Brasil Milano, 232, bairro Higienópolis, Porto Alegre/RS
Loja online: arteemlivroseditora.com.br
Instagram: @arteemlivroseditora
Facebook: Arte em Livros Editora

Compartilhe este Post

Deixe um comentário

você também pode gostar

O feminismo chegou ao puteiro

“Comecei a pensar o feminismo e a prostituição a partir de um olhar feminista” As qualificações de Monique Prada, trabalhadora sexual, escritora e ativista, não podem ser descritas em um

Leia mais »